Skip to main content

Cultura e Sociedade

Itinerário Formativo: Cultura e Sociedade

(Ciências Humanas e Linguagens)

Abordagem:

  • Principais movimentos históricos e sociais da modernidade e da pós-modernidade.
  • Avanços técnico-científicos-informacionais que transformaram as relações sociais.
  • Relações entre os conceitos de cultura, sociedade e globalização.
  • Importância da identidade cultural, avanços e problemas inerentes ao processo de globalização.
  • A língua e o desenvolvimento tecnológico.

O Itinerário Formativo de  Cultura e Sociedade oferece aos alunos uma valiosa oportunidade para se aprofundar nas áreas de ciências humanas e linguagens de maneira crítica e interdisciplinar. 

O objetivo  deste itinerário é investigar a evolução dos conceitos de cultura, sociedade, identidade e globalização na modernidade, e compreender suas repercussões na pós-modernidade, procurando desenvolver nos alunos as competências e habilidades necessárias para a compreensão das circunstâncias históricas e sociais que moldaram os principais paradigmas do mundo contemporâneo e a , a formulação de hipóteses, a seleção de evidências e a construção de argumentos sólidos.

Além disso, eles são estimulados a analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial para melhor compreender a identidade e a diversidade cultural, assim como a formação de territórios e fronteiras.

O Itinerário Formativo  de Cultura e Sociedade proporciona aos alunos a oportunidade de explorar conceitos-chave das ciências humanas e das linguagens e sua aplicação prática na sociedade contemporânea. Essa abordagem crítica e interdisciplinar visa preparar os alunos para compreender e enfrentar as mudanças sociais em curso no mundo atual.

  • IMG 7230

  • IMG 7232

  • GLA 0332

  • GLA 0311

  • DSC 7812

  • DSC 7962

  • Whats App Image 2024 09 02 At 10 53 13

  • DSC 7684

  • DSC 7852

  • DSC 7859

  • DSC 7873

Espaço e Meio Ambiente

Itinerário Formativo: Espaço e Meio Ambiente

(Ciência da Natureza e Matemática)

Abordagem:

  • Sistemas ambientais e suas alterações.
  • Identificar energias envolvidas nos processos energéticos.
  • Transformações energéticas.
  • Importância dos estudos ecológicos para o bem estar atual e futuro da humanidade.
  • Relevância da matemática no estudo das características naturais como uma forma de entender e descrever o mundo.

O Itinerário Formativo de Espaço e Meio Ambiente é uma oportunidade valiosa para os alunos adquirirem conhecimentos interdisciplinares sobre a natureza e sua relação com a ciência, a matemática e a tecnologia. Este curso proporciona aos estudantes uma compreensão abrangente dos sistemas naturais, energia, matéria e ecologia, capacitando-os a analisar e intervir em questões ambientais e tecnológicas. Além disso, incentiva o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, comunicação e resolução de problemas.

  • GLA 0368

  • IMG 5996

  • GLA 0379

  • DSC 7630

  • DSC 7905

  • DSC 7614

  • IMG 5994

  • DSC 7612

  • IMG 5997

  • DSC 7887

  • DSC 7889

  • DSC 7900

  • DSC 7920

  • GLA 0369

  • GLA 0383

O Itinerário Formativo de Espaço e Meio Ambiente é uma oportunidade valiosa para os alunos adquirirem conhecimentos interdisciplinares sobre a natureza e sua relação com a ciência, a matemática e a tecnologia. Este curso proporciona aos estudantes uma compreensão abrangente dos sistemas naturais, energia, matéria e ecologia, capacitando-os a analisar e intervir em questões ambientais e tecnológicas. Além disso, incentivar o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, comunicação e resolução de problemas.

No decorrer do itinerário, os alunos exploraram uma variedade de tópicos, desde modelos atômicos e químicos de substâncias até a matemática aplicada a características naturais. Eles aprenderão a compreender as relações entre os processos de produção de conhecimento científico e tecnológico, bem como a avaliar os limites dos modelos científicos, incluindo aqueles relacionados a átomos e ecossistemas.

Uma parte significativa do curso concentra-se em questões ambientais, explorando conceitos-chave da ecologia, como biosfera, população biológica, ecossistema e impacto ambiental. Outro destaque do itinerário é a ênfase na energia, com uma abordagem voltada para a energia limpa e sustentável. Os alunos estudam diferentes formas de energia, suas transformações e a importância da melhoria do aproveitamento energético. Eles aprenderam a elaborar projetos e construir equipamentos físicos relacionados à conversão e renovação de energia, alinhados com fatores ecológicos, econômicos e culturais.

Os objetivos específicos deste itinerário incluem o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação, bem como a capacidade de compreender, interpretar e aplicar conceitos matemáticos em contextos científicos e ambientais. Os alunos também são incentivados a refletir sobre questões sociais, econômicas e culturais relacionadas à ciência e tecnologia.

Empreendedorismo e Consumo Consciente

Empreendedorismo e Consumo Consciente

(Ciências Humanas, Linguagens e Matemática)


Abordagem: 

  • Gestão e organização financeira.
  • Indicadores econômicos.
  • Economia global e os impactos na vida cotidiana.
  • Importância da matemática nas áreas de finanças, economia e empreendedorismo.
  • Projeto de pesquisa, plano de negócios e cálculos de viabilidade econômica.
  • Softwares que permitam elaborar e avaliar um plano de negócios de um empreendimento.
  • GLA 0288

  • GLA 0275

  • GLA 0272

  • GLA 0249

  • GLA 0246

  • DSC 7784

  • GLA 0222

  • GLA 0228

  • IMG 6025

  • GLA 0273

  • IMG 6026

  • IMG 6021

  • GLA 0422

  • Whats App Image 2023 10 10 At 14 12 55 5

  • Whats App Image 2023 10 10 At 14 12 56 1

  • Whats App Image 2023 10 10 At 14 12 56 3

  • Whats App Image 2023 10 10 At 14 12 56 4

  • Whats App Image 2023 10 10 At 14 12 56 8

  • Whats App Image 2023 10 10 At 14 12 56 9

O Itinerário de Empreendedorismo e Consumo Consciente é uma iniciativa educacional abrangente que visa preparar os alunos para os desafios do mundo do trabalho. O itinerário inclui tópicos como educação financeira, economia e empreendedorismo e comunicação. Ao aprofundar os conhecimentos relacionados ao contexto e à educação empreendedora, é essencial não apenas considerar as nuances do ambiente em que está inserido, mas também desenvolver uma compreensão das tendências, desafios e oportunidades que permeiam o cenário contemporâneo.

A gestão eficaz de ações empreendedoras se desdobra em diversas facetas, destacando-se a importância crucial da gestão financeira e das iniciativas empreendedoras e inovadoras que visam o desenvolvimento e a utilização racional dos recursos de maneira criativa.  

Sendo assim, o objetivo fundamental do itinerário formativo é desenvolver, junto aos educandos, as competências e habilidades permitidas para que eles possam criar iniciativas empreendedoras multifacetadas que busquem não apenas inovar, mas também impactar afirmativamente diversos setores. Essas habilidades vão além da capacidade de identificar oportunidades; elas envolvem a criatividade, a resiliência de desafios e a habilidade de propósitos articulados que vão além do lucro, abraçando valores éticos e de responsabilidade social.

O desenvolvimento de um projeto de pesquisa sólido, a elaboração de um plano de negócios abrangente e a realização de cálculos de integração econômica são etapas fundamentais da educação empreendedora. A pesquisa aprofundada permite uma compreensão aprimorada do mercado, enquanto o plano de negócios serve como um guia estratégico, delineando metas, estratégias e projeções. Além da utilização e criação de tecnologias digitais de informação e comunicação que desempenham um papel preponderante na atualidade. 

Itinerários Formativos

Afinal, o que são os Itinerários Formativos?

No Benja, nosso compromisso com a excelência educacional é evidenciado pelo inovador Ensino Médio, no qual os Itinerários Formativos se destacam como um conjunto flexível de oportunidades abrangendo disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo. Aqui, a fase do Ensino Médio é mais do que uma transição; é uma jornada na qual os estudantes são os protagonistas, detendo a liberdade de escolher os caminhos que desejam trilhar em seu processo de aprendizado.

Nosso objetivo central é não apenas atender, mas superar as necessidades e expectativas dos alunos, promovendo seu protagonismo ao permitir que escolham o Itinerário Formativo que mais se alinha com seus interesses individuais. Em sintonia com essa abordagem personalizada, convidamos você a explorar as diversas opções disponíveis clicando nos botões ao lado para descobrir mais sobre os Itinerários Formativos oferecidos.

A estrutura curricular foi cuidadosamente projetada para criar um ambiente escolar mais envolvente e estimulante. Ao combinar um currículo sólido, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com Itinerários Formativos que possibilitam o aprofundamento em áreas específicas, cursos técnicos ou profissionais, visamos não apenas capturar, mas também nutrir o interesse dos jovens pela escola. Ao fazer isso, antecipamos não apenas uma permanência prolongada dos estudantes no ambiente educacional, mas também contribuímos de maneira significativa para o aprimoramento dos resultados de aprendizagem.

Conheça mais sobre os Itinerários Formativos ao lado:

Ciências na Sala Tech

Ciências na Sala Tech

Explorando Ciências na Sala Tech do Benja! 🧪

Os alunos dos 3ºs anos mergulharam em uma aula prática de ciências na Sala Tech do Benja, capturando objetos e observando seus diferentes ângulos e dimensões. Das lixeiras recicláveis ao painel de alemão, cada detalhe foi registrado.

A atividade continuou no computador, transferindo o conhecimento adquirido, com entusiasmo e alegria.

  • Whats App Image 2023 11 21 At 09 35 46 1

  • Whats App Image 2023 11 21 At 09 35 46 2

  • Whats App Image 2023 11 21 At 09 35 46

  • Whats App Image 2023 11 21 At 09 35 47 1

  • Whats App Image 2023 11 21 At 09 35 47

  • Whats App Image 2023 11 21 At 09 36 04 1

  • Whats App Image 2023 11 21 At 09 36 04 2

  • Whats App Image 2023 11 21 At 09 36 04 3

  • Whats App Image 2023 11 21 At 09 36 04

  • Whats App Image 2023 11 21 At 09 36 05

Projeto Consciência Negra - Educação Física

Projeto Consciência Negra - Educação Física

Na semana de 13 a 17 de novembro, promovemos nas aulas de Educação Física dos 3ºs aos 5ºs anos do Ensino Fundamental jogos e brincadeiras africanas e demos vida ao Projeto Consciência Negra.

Como todas as brincadeiras de criança, os jogos infantis africanos são atividades que estimulam a consciência corporal, a memória e o trabalho em grupo. É uma forma de promover momentos de aprendizado divertido e de consciência da ancestralidade e dos laços que unem o Brasil e diversos povos e etnias africanas.

Nossos alunos conheceram e experimentaram quatro brincadeiras que têm origem africana como “Saltando o Feijão”, “Labirinto”, “Amarelinha Africana” e “Escravos de Jó”.

Crianças aprendem brincando e as brincadeiras africanas abrem possibilidades de conhecerem mais sobre a cultura africana e afro-brasileira, entendendo a contribuição desses povos como importante para a herança cultural brasileira.

  • IMG 20231114 094629

  • IMG 20231116 082642

  • IMG 20231116 083709

  • IMG 20231116 092828

  • IMG 20231116 160703

Confecção de bonecas Abayomi

Confecção de bonecas Abayomi

Construindo memórias e conhecimento na aula de Artes! 👩🎨🌍

Os alunos dos 3°s anos do Ensino Fundamental se dedicaram à confecção das bonecas Abayomi, símbolos de resistência e tradição africana. Feitas apenas com nós de tecidos, essas bonecas têm uma história única que remonta à época da escravatura brasileira, quando mulheres negras as criavam para distrair as crianças, utilizando pedaços de suas saias.Trata-se de uma história que se espalha há décadas e, por ser uma lenda, existem muitas versões e contestações.

Essa atividade não apenas proporciona o aprendizado sobre a cultura africana, mas também destaca a importância de valorizar a diversidade e a herança histórica. Como parte do Projeto da Consciência Negra, que estamos explorando ao longo do mês, buscamos promover o entendimento e respeito pelas diferentes histórias que compõem nossa sociedade.

Além disso, em celebração ao Dia da Consciência Negra, os professores de Alemão conduziram conversas envolventes com os alunos dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos sobre a presença de afrodescendentes na Alemanha. Um exemplo inspirador foi apresentado através do cantor Andreas Bourani e sua música "auf uns". Nascido no Egito e adotado por uma família alemã, Bourani é um símbolo de diversidade e união.

Juntos, estamos construindo pontes de compreensão e respeito, promovendo a valorização da cultura afro-brasileira e explorando conexões globais. 🌈✨

  • 2

  • 3

  • 4

  • 5

  • 6

  • 7

  • 8

Venha fazer parte da família

Benjamin Constant

Aprender a ser, este é o nosso jeito de ensinar.