Confecção de bonecas Abayomi

Construindo memórias e conhecimento na aula de Artes! 👩🎨🌍

Os alunos dos 3°s anos do Ensino Fundamental se dedicaram à confecção das bonecas Abayomi, símbolos de resistência e tradição africana. Feitas apenas com nós de tecidos, essas bonecas têm uma história única que remonta à época da escravatura brasileira, quando mulheres negras as criavam para distrair as crianças, utilizando pedaços de suas saias.Trata-se de uma história que se espalha há décadas e, por ser uma lenda, existem muitas versões e contestações.

Essa atividade não apenas proporciona o aprendizado sobre a cultura africana, mas também destaca a importância de valorizar a diversidade e a herança histórica. Como parte do Projeto da Consciência Negra, que estamos explorando ao longo do mês, buscamos promover o entendimento e respeito pelas diferentes histórias que compõem nossa sociedade.

Além disso, em celebração ao Dia da Consciência Negra, os professores de Alemão conduziram conversas envolventes com os alunos dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos sobre a presença de afrodescendentes na Alemanha. Um exemplo inspirador foi apresentado através do cantor Andreas Bourani e sua música "auf uns". Nascido no Egito e adotado por uma família alemã, Bourani é um símbolo de diversidade e união.

Juntos, estamos construindo pontes de compreensão e respeito, promovendo a valorização da cultura afro-brasileira e explorando conexões globais. 🌈✨