Espaço e Meio Ambiente

O itinerário formativo de Espaço e Meio Ambiente é uma oportunidade valiosa para os alunos adquirirem conhecimentos interdisciplinares sobre a natureza e sua relação com a ciência, a matemática e a tecnologia. Este curso proporciona aos estudantes uma compreensão abrangente dos sistemas naturais, energia, matéria e ecologia, capacitando-os a analisar e intervir em questões ambientais e tecnológicas. Além disso, incentiva o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, comunicação e resolução de problemas.

No decorrer do itinerário, os alunos exploram uma variedade de tópicos, desde modelos atômicos e química de substâncias até a matemática aplicada a fenômenos naturais. Eles aprendem a compreender as relações entre os processos de produção de conhecimento científico e tecnológico, bem como a avaliar os limites dos modelos científicos, incluindo aqueles relacionados a átomos e ecossistemas.

Uma parte significativa do curso concentra-se em questões ambientais, explorando conceitos-chave da ecologia, como biosfera, população biológica, ecossistema e impacto ambiental.  Outro destaque do itinerário é a ênfase na energia, com uma abordagem voltada para a energia limpa e sustentável. Os alunos estudam as diferentes formas de energia, suas transformações e a importância de otimizar o aproveitamento energético. Eles aprendem a elaborar projetos e a construir equipamentos físicos relacionados à conversão e renovação de energia, alinhados com fatores ecológicos, econômicos e culturais.

Os objetivos específicos deste itinerário incluem o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação, bem como a capacidade de compreender, interpretar e aplicar conceitos matemáticos em contextos científicos e ambientais. Os alunos também são incentivados a refletir sobre questões sociais, econômicas e culturais relacionadas à ciência e tecnologia.