Skip to main content

Laços Afetivos em Retratos Vivos

Laços Afetivos em Retratos Vivos


Os alunos dos 7os anos do Ensino Fundamental produziram, nas aulas de Arte ministradas pela Professora Graziela Maeda, desenhos e pinturas que retratam vínculos afetivos.

Além do aspecto emocional, esta exposição também destaca a exploração da técnica artística. Cada obra é uma amostra do exercício dos alunos em capturar expressões, texturas e características únicas de pessoas e animais. Da sutileza do olhar à suavidade do toque, esses retratos são testemunhas do domínio artístico alcançado.

Mais do que meramente tinta e papel, esta exposição revela o poder da arte em comunicar emoções e contar histórias. Através de técnicas artísticas, desde desenhos realistas detalhados até pinturas expressivas cheias de vida, cada peça nos convida a contemplar os laços afetivos e a experiência compartilhada.

  • Afeto

  • Afeto 1

Otto no Beco do Batman

Otto no Beco do Batman


Na disciplina de Português, os alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental exploraram um texto sobre obras de arte a céu aberto, especificamente focado em uma pequena rua na cidade de São Paulo, adornada por murais de grafite. O "Beco do Batman", situado na Vila Madalena, é um verdadeiro espetáculo de arte estilizada, com elementos cubistas e psicodélicos que rompem com os padrões convencionais.

Empolgado pela aula, nosso aluno Otto Diederichsen do 5º ano C foi até o Beco do Batman para vivenciar de perto essa expressão artística. Ficamos imensamente felizes quando nossos alunos se envolvem tão ativamente com o conteúdo pedagógico, indo além da sala de aula e explorando o mundo através da arte.

Escolinha particular: Os benefícios de aprender idiomas na Educação Infantil

Veja porque aprender idiomas na Escola Infantil é uma excelente maneira de preparar a criança para o futuro!

A Educação Infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do seu filho, marcando o início de sua jornada educacional e influenciando de maneira significativa suas habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Nessa fase formadora, a introdução de um novo idioma pode proporcionar uma série de benefícios duradouros. As escolinhas particulares que oferecem a oportunidade de aprender um segundo idioma desde os primeiros anos de vida estão se destacando como ambientes propícios para o desenvolvimento integral das crianças. Neste artigo, exploraremos os inúmeros benefícios que o aprendizado de idiomas pode proporcionar para a Educação Infantil.

Por que aprender idiomas na Educação Infantil?

As mentes das crianças absorvem informações rapidamente e com entusiasmo. É durante os primeiros anos de vida que o cérebro está mais receptivo à aquisição de novas línguas. Ao introduzir um segundo idioma nesta fase, as crianças não apenas aprendem um novo idioma, mas também internalizam os padrões sonoros, a pronúncia e as nuances culturais. Isso não apenas facilita a aprendizagem futura de idiomas, mas também promove a flexibilidade mental e a capacidade de adaptação.

Escola Infantil com ensino de idiomas

Aprender um novo idioma na Educação Infantil, envolve mais do que simplesmente memorizar vocabulário e regras gramaticais. O cérebro das crianças que aprendem idiomas passa por um treinamento intenso, resultando no desenvolvimento de habilidades cognitivas avançadas. Crianças bilíngues demonstram maior facilidade em resolver problemas, pensamento criativo e raciocínio lógico. O processo de alternar entre diferentes idiomas exige habilidades de controle executivo, aprimorando a capacidade de foco e a memória de trabalho.

No Colégio Benjamin Constant, a proposta educacional na Educação Infantil vai além do tradicional ensino de um único idioma. Buscamos proporcionar uma experiência trilíngue, onde as crianças têm a oportunidade de aprender e se imergir em três línguas distintas: Português, Alemão e Inglês.

Escola particular infantil com ampliação do repertório cultural

Explorar um novo idioma não é apenas um enriquecimento vocabular para as crianças; é uma introdução a uma nova cultura que abre um mundo de novas possibilidades. Nas escolinhas particulares que oferecem aulas de idiomas, as crianças têm a oportunidade de explorar diferentes culturas, tradições e perspectivas. Essa imersão não apenas aumenta sua compreensão global, mas também promove a empatia e a aceitação da diversidade desde cedo. A exposição a diferentes modos de vida e sistemas de crenças ajuda no desenvolvimento de crianças mais tolerantes e futuras cidadãs do mundo mais conscientes.

agendar visita 1

Melhora na língua materna

Desmistificando a crença de que a aprendizagem de um segundo idioma pode prejudicar o desenvolvimento da língua materna, crianças que aprendem novas línguas frequentemente demonstram uma compreensão mais avançada das estruturas linguísticas e um vocabulário enriquecido em sua língua nativa. O processo de aprendizado de um outros idiomas requer uma maior compreensão das construções gramaticais e da estrutura das línguas, o que acaba fortalecendo o domínio da língua materna.

Escola infantil que prepara para o mundo globalizado

Em um mundo cada vez mais interconectado, a capacidade de se comunicar em diferentes idiomas é uma habilidade altamente valorizada. As crianças que aprendem idiomas desde a Educação Infantil estão melhor preparadas para enfrentar os desafios do mercado de trabalho global e se destacar em uma variedade de campos. Ao adquirir fluência em outros idiomas, seu filho ou filha poderá abrir portas para oportunidades de estudo e trabalho em outros países, ampliando as perspectivas futuras.

Qual o benefício a longo prazo no ensino de idiomas?

Além dos benefícios mencionados anteriormente, que se estendem para a vida toda, uma escolinha particular com ensino de idiomas na Educação Infantil oferece uma série de outros benefícios a longo prazo que impactam significativamente o desenvolvimento e o futuro de seus filhos. Entre os principais benefícios, é possível destacar;

  • Proficiência linguística.
  • Melhor desempenho escolar.
  • Crescimento profissional.
  • Adaptação social.
  • Pensamento abstrato.
  • Confiança e autoestima.

O investimento no ensino de idiomas na Educação Infantil não apenas prepara as crianças para o mundo, mas também constrói uma base sólida para o crescimento cognitivo, social e emocional, proporcionando benefícios valiosos que reverberam ao longo de suas vidas.

Quais recursos utilizados no ensino de idiomas?

No processo de ensino de idiomas durante a etapa da Educação Infantil, a equipe pedagógica do Colégio Benjamin Constant utiliza uma variedade de recursos cuidadosamente selecionados, incluindo profissionais altamente qualificados que orientam as crianças respeitando o ritmo individual de cada aluno.

Para isso, as crianças são incentivadas a pensar e agir de forma exploratória. No contexto do ensino de idiomas, oferecemos abordagens interativas e envolventes. Utilizamos materiais pedagógicos especialmente elaborados para cada faixa etária, como jogos, músicas, histórias e atividades práticas. Isso permite que as crianças experimentem o idioma de maneira significativa e lúdica, promovendo um aprendizado natural e motivador, facilitando a assimilação dos idiomas de maneira contextualizada. O uso de recursos audiovisuais, como vídeos e músicas, também pode ajudar a estimular a compreensão auditiva e a pronúncia correta.

Observe que, por meio desse conjunto diversificado de recursos, buscamos oferecer uma experiência abrangente e enriquecedora no ensino de idiomas na Educação Infantil. Nossa abordagem visa não apenas à aquisição linguística, mas também ao desenvolvimento integral das crianças, estimulando suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais

Conclusão

O aprendizado de um segundo ou terceiro idioma na Educação Infantil oferece inúmeros benefícios duradouros, desde o desenvolvimento cognitivo até a abertura cultural e preparação para um mundo globalizado. Uma escola particular que incorpora o ensino de idiomas em seus currículos está proporcionando um ambiente estimulante para o crescimento integral das crianças.

Por isso, ao investir em uma boa educação desde cedo, você estará contribuindo diretamente para que seus filhos tornem-se indivíduos mais capazes, empáticos e preparados para enfrentar os desafios da sociedade com confiança e determinação.

Agora que você conhece os benefícios de aprender outros idiomas na Educação Infantil, saiba que o Colégio Benjamin Constant oferece ensino com a inclusão de alemão e inglês na grade curricular.

Entre em contato e agende uma visita!

Campeonato Escolar de Natação

Equipe de Natação do Benja brilha em Campeonato Escolar


No último sábado, dia 23/09, o Benja participou da 36ª Oliarqui/Natação e nossos alunos e alunas atletas brilharam na piscina.

A primeira etapa foi um Festival e nossa equipe de alunos e alunas atletas, muito focada e disciplinada, apresentou técnica e velocidade nos nados, sendo recompensada ao final do evento com lindas e merecidas medalhas.

Equipe: Erick Hiroshi N. Ferraz, Gabriela Sério Silva, Gustavo de Arruda de A. Fialho, Henrique Calixto, Noemi Dantas, Pedro Valente Montemurro e Romeu Brandão Pires

Na segunda etapa do evento, com caráter Competitivo, nossos alunos e alunas atletas destacaram-se conquistando muitas medalhas e excelentes resultados.

Equipe: Ana Cristina M. Lisboa, Carolina Costa Corrêa, Guilherme F. Bróglio, Henrique M. Caldeiron, Larissa dos Santos Dahub, Manuela Viana Bueno, Maria Luísa Viana Bueno, Mauro Matsui Neto, Murillo Jorge Xavier, Natan A. Vannucci Chiappori, Rafael Porto Machado e Vítor Riboldi V. de Souza

Medalhas:

Larissa dos Santos Dahub

25m borboleta - 1°lugar - ouro

25m livre - 1° lugar - ouro

Natan A. Vannucci Chiappori

25m borboleta - 1° lugar- ouro

Ana Cristina M. Lisboa

25 m peito - 2° lugar - prata

Carolina Costa Corrêa

25m costas - 2°lugar - prata

25m livre - 3°lugar - bronze

Maria Luísa Viana Bueno

25 m borboleta - 3°lugar - bronze

Revezamento 4x25m Livre  Masculino

Henrique M. Caldeiron, Mauro Matsui Neto, Natan A. Vannucci Chiappori e Vítor Riboldi V. Souza

2° lugar - prata

Revezamento 4x50m Livre Feminino

Ana Cristina M. Lisboa, Carolina Costa Corrêa, Larissa dos Santos Dahub e Maria Luísa V. Bueno

2° lugar - prata

Parabéns à Equipe de Natação pelas grandes conquistas!

  • Nat 9

  • Nat 8

  • Nat 6

  • Post Nat 1

  • Nat 7

  • Nat 5

  • Nat 4

  • Nat 3

Simulado para Vestibulares

Simulado para Vestibulares


Rumo ao sucesso no ENEM e nos vestibulares do Brasil! 🚀 

No último sábado, 23/09, demos continuidade à preparação dos nossos alunos para brilharem nos mais desafiadores Vestibulares do país e no ENEM. Realizamos um Simulado especialmente elaborado pela nossa equipe de professores do Ensino Médio, que selecionou criteriosamente questões dos principais exames. Os desafios propostos abrangeram os conteúdos essenciais, abordados durante nossas aulas.

Parabenizamos todos os nossos alunos pela incrível participação e comprometimento nesse Simulado. Cada esforço os aproxima mais da conquista dos seus sonhos acadêmicos. Vamos juntos, rumo ao sucesso!

  • Simulados Vestibulares 3

  • Simulados Vestibulares 15

Medalhistas na Olimpíada Brasileira de Geografia

Medalhistas na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG)


O Colégio Benjamin Constant parabeniza todos os alunos que participaram da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG 2023), que, sob a orientação do Professor Lucas Cunha, conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze.

Foram 10 equipes inscritas, compostas por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e todas foram premiadas. A determinação e preparação dos nossos alunos foi recompensada.

Medalhistas de ouro:

Equipe Furacão

João Athayde Silva Lobo - 3ªA 

Martim Rios de Souza Noto - 9ºB 

Mathias Jun Fukuda Uhlemann - 2ªA

Equipe Tsunami

Gabriel Narayan Hiroshi Takimura - 2ªC

Sandra Shen Miao Shih - 3ªA

Sabrina Nakahira Valdini - 9ºA 

Equipe Tectônica

Felipe Yoshida Ferreira - 3ªA

Julia Esteves Trindade - 2ªB

Sofia Ono Tatsumi Ono- 1ªB

Equipe Terremoto

Bruno Sundin Sansiviero - 2ªB

Evelyn da Silva Chiaperini - 3ªA

Maria Carolina Cesarino de Sousa - 9ºA

Equipe El Niño

João Paulo Peters de Castro Esteves - 3ªA

Enzo Greghi Kuhl - 2ªA

Samuel Kazuki Yinuoh Mori Lin - 2ªB

Equipe Maremoto

Pedro Capezzuto Brasileiro - 2ªB

Otávio Oliveira Paulo - 3ªA

Alexia Koga Baraldi - 9ºA

Medalhistas de prata: 

Equipe Cometa

Laura Chiavegatti - 2ªC

Guida Ulbricht Anibal - 1ªB

Ana Luisa Ferreira Autran - 9ºB 

Equipe Tempestade

Sofia Mourad - 2ªA

Júlia Pereira Bighetti - 2ªB

Olivia Souza Bartolomei - 1ªC 

Medalhistas de bronze: 

Equipe Tornado

Vivian Xiao Yan Huang - 2ªC

Henrique Araujo Botechia - 1ªC

Maria Antônia Uehbe Kamada - 9ºB

Equipe La Niña

Rafaella Pucca de Andrade - 3ªB

Emilia Fraga Falcão - 2ªC

Gabriele Pavoni Gonçalves - 9ºB

Maquetes de Cavernas

Maquetes de Cavernas


Os alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental e suas famílias merecem todo o reconhecimento pela criação das maquetes de cavernas! 🌟

Essa atividade não apenas demonstra o empenho e a criatividade das crianças, mas também ressalta a importância do aprendizado prático e envolvente. Durante esse projeto, nossos jovens exploradores revisitaram e aprofundaram seus conhecimentos sobre a estrutura interna das cavernas, suas fascinantes formações e a diversidade de animais que habitam esses ambientes.

Ao utilizar as figuras de animais cavernícolas, foi possível perceber como a distribuição dos animais nas maquetes se assemelharam às encontradas nos espaços reais desse ambiente natural.

Parabéns a todos os envolvidos por proporcionarem aos nossos alunos uma experiência de aprendizado tão enriquecedora e empolgante. 🌏💡

  • IMG 2470

  • Cav

  • IMG 2476

  • IMG 2475

  • IMG 2472

  • IMG 2473

  • IMG 2459

  • IMG 2461

Venha fazer parte da família

Benjamin Constant

Aprender a ser, este é o nosso jeito de ensinar.