Skip to main content

Memorial do Holocausto

Memorial do Holocausto


No dia 26 de novembro, nossos alunos dos 9ºs anos participaram de um estudo do meio ao Memorial do Holocausto, em São Paulo, a fim de ampliar seus conhecimentos sobre um dos episódios mais trágicos da história humana.

O memorial, inaugurado em novembro de 2017 e localizado na antiga Sinagoga do Bom Retiro, foi criado para resgatar a memória das vítimas do genocídio dos judeus pelos nazistas alemães, analisar suas causas e consequências, e propor medidas para que possamos nos tornar uma sociedade mais civilizada e empática.

Com um acervo interativo e audiovisual, o memorial oferece uma experiência imersiva, que inclui fotos, vídeos, objetos da época e instalações que reconstituem esse trágico episódio, que vitimou mais de seis milhões de judeus na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

  • 2

  • 3

  • 4

  • 5

  • 6

  • 7

  • 8

  • 9

  • 10

Mostra Cultural e de Itinerários Formativos 2024

Mostra Cultural e de Itinerários Formativos 2024


No sábado, 7 de dezembro, nosso colégio foi palco de uma incrível Mostra Cultural e de Itinerários Formativos, envolvendo os alunos dos 6ºs aos 9ºs anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O evento celebrou o conhecimento, a criatividade e o empenho dos estudantes, que apresentaram projetos inovadores e inspiradores.

🎬 Cinema e Documentários: Cultura e Sociedade em Destaque

No espaço do Cinema, os alunos do Itinerário Formativo Cultura e Sociedade exibiram documentários impactantes com temas como:

  • "Ritmos do Centro – A Cena Musical Paulistana": explorou locais icônicos do centro de São Paulo, como a Galeria do Rock e o Teatro Municipal, destacando a diversidade de ritmos musicais.
  • "Poesia Improvisada": refletiu sobre as batalhas de rap e sua relevância cultural.
  • "Ecos do Passado – O Desvanecer dos Monumentos Históricos": analisou figuras históricas, como Borba Gato, e discutiu a revisão de homenagens em ruas e monumentos.
  • "Coração Alvinegro - Entre a Arquibancada e o Sambódromo": trouxe a história do Sport Club Corinthians Paulista e sua torcida.

Os alunos ainda comercializaram baldes de pipoca, proporcionando aos visitantes uma experiência completa e interativa.

🍔 Raiz Sanduicheria: Empreendedorismo com Sabor e Criatividade

Os estudantes do Itinerário Empreendedorismo e Consumo Consciente brilharam com o projeto "Raiz Sanduicheria". Eles criaram uma identidade visual alinhada ao conceito da empresa, gerenciaram site e redes sociais e elaboraram um cardápio com lanches, bebidas e acompanhamentos inspirados nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. O espaço acolhedor ofereceu aos convidados uma experiência gastronômica completa.

🎨 Exposições e Trabalhos: Reflexões e Criatividade

Na quadra vermelha, os alunos apresentaram exposições diversas. Um dos destaques foi a homenagem aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, retratada em pinturas que celebraram essa importante história.

A Mostra Cultural e Científica também trouxe projetos multidisciplinares do Itinerário Espaço e Meio Ambiente, combinando ciências naturais, história e criatividade para discutir o desenvolvimento sustentável.

🍽️ Bistrô Farfalle: Experiência Gastronômica

Na sala Tech, os alunos da 3ª série do Ensino Médio recriaram o restaurante Bistrô Farfalle. Eles transformaram o espaço, elaboraram um cardápio completo com entrada, prato principal e sobremesa, e proporcionaram aos convidados uma experiência gastronômica especial. Em 2024, o grupo foi responsável pela organização, divulgação, busca por apoios e arrecadação de verbas para viabilizar a Mostra.

Eles também criaram uma página no Instagram para compartilhar os bastidores, desenvolveram logomarca, layout e outras atividades, refletindo o conhecimento adquirido ao longo de três anos no Itinerário.

🖌️ História, Reflexão e Expressividade

Os alunos dos 6ºs aos 9ºs anos do Ensino Fundamental apresentaram trabalhos visuais e reflexivos, como cartazes, caricaturas e poemas abordando temas como paz, combate ao racismo e reflexões sociais. Modelos atômicos e outras produções artísticas também se destacaram.

Um espaço imersivo foi criado com objetos históricos, como malas e quadros, para contar histórias dos campos de concentração. O ambiente, com baixa iluminação, proporcionou uma experiência emocional e reflexiva para os visitantes.

🌍 Debates e Diálogo Global

No salão, a 2ª série do Ensino Médio participou de simulações da ONU e debates sobre temas globais, como refugiados e desafios sociais. Essas atividades estimularam o pensamento crítico, a argumentação e a negociação.

💡 Conclusão: Uma Experiência Enriquecedora

A Mostra Cultural e de Itinerários Formativos foi um sucesso, destacando a criatividade, o conhecimento e o compromisso dos alunos em compartilhar ideias, refletir sobre história e abordar questões globais e ambientais.

Parabenizamos todos os envolvidos por fazerem deste evento um momento especial de aprendizado, troca e inspiração!

Confira o álbum de fotos!

Apresentação de Encerramento da Educação Infantil 2024

Apresentação de Encerramento da Educação Infantil 2024


No dia 7 de dezembro, celebramos a Festa de Encerramento da Educação Infantil, com a apresentação de O Mágico de Oz. Ao longo do ano, nossas crianças se encantaram com diversas histórias, que foram contadas, dramatizadas e vivenciadas de forma lúdica. Como parte desse processo, trouxemos uma adaptação dessa história clássica, na qual exploramos valores fundamentais como amizade, respeito, coragem, bondade e empatia. Assim como Dorothy e seus amigos, também percorremos um caminho repleto de descobertas, aprendizado e, claro, muita diversão. 🤩✨

Cada turminha representou com um dos personagens da história: os alunos do Pré ficaram com Dorothy e o Homem de Lata; as crianças do Jardim se transformaram em fadas, espantalhos e leões; o Maternal interpretou o Mágico de Oz; e o Minimaternal trouxe à vida o adorável cachorro Totó. 

A festa foi linda e um verdadeiro sucesso! Agradecemos a todos pela presença, pela parceria e pela confiança.

Confira o álbum de fotos!

Visita do Nikolaus 2024

Visita do Nikolaus 2024.


Durante a noite de 5 para 6 de dezembro, o “Nikolaus”, durante suas visitas, enche as meias ou sapatos das crianças com guloseimas.

 Uma bela tradição, mas...como surgiu?

Há mais de 1.500 anos, São Nicolau (Nikolaus) foi o Bispo de Mira, na região da Ásia Menor, onde ajudava os necessitados com alimentos e moedas de ouro.

Segundo a lenda, Nikolaus presenteou secretamente um pai pobre com moedas de ouro durante a noite. Por coincidência, as moedas caíram dentro das meias que estavam secando junto à lareira. Com isso, o pai assegurou o enxoval das filhas.

 Até hoje, na Europa, principalmente na Alemanha, é tradição, neste dia, colocar meias junto à lareira ou sapatos bem engraxados na soleira da porta.

Com o objetivo de dar continuidade a essa bela tradição, nossos alunos da Educação Infantil e dos 1os aos 5os anos do Ensino Fundamental aprendem lindas canções em alemão e português para receberem e homenagearem o “Nikolaus”.🎅✨

Confira o álbum completo!

BNCC Educação Infantil na Rede Particular: Como funciona?

As Diretrizes da BNCC São As Mesmas Para a Rede Particular? Descubra Como Aplicamos em Nosso Colégio

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as diretrizes para o Ensino em todas as etapas da Educação Básica no Brasil.

Na educação infantil, a BNCC desempenha um papel crucial ao definir princípios, direitos de aprendizagem e desenvolvimento que guiam tanto instituições públicas quanto particulares. Essa normatização é essencial para garantir uma formação integral e equitativa para todas as crianças, independentemente da rede de ensino.

Na rede particular, a implementação da BNCC na educação infantil tem características específicas. As escolas particulares possuem maior flexibilidade de recursos, o que muitas vezes lhes permite incorporar metodologias inovadoras e personalizadas. No entanto, isso não as exime de seguir os critérios e objetivos estabelecidos pela BNCC. 

O que diz a BNCC na Educação Infantil?

A BNCC define a Educação Infantil como a etapa que compreende o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos, organizando-se em dois segmentos: de 0 a 3 anos e de 4 a 5 anos. Esse período não é apenas preparatório para o Ensino Fundamental, mas também essencial para promover a formação social, emocional e cognitiva da criança. O documento valoriza a brincadeira, a interação e as experiências diversificadas como formas fundamentais de aprendizagem.

Ainda, a BNCC orienta que a Educação Infantil deve respeitar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, divididos em seis dimensões: 

  • Conviver
  • Brincar
  • Participar
  • Explorar
  • Expressar
  • Conhecer-se

Esses direitos estruturam o trabalho pedagógico, incentivando práticas que promovam a autonomia, a curiosidade e a capacidade de resolver problemas. Assim, o foco da BNCC na Educação Infantil vai além da transmissão de conteúdos, priorizando a formação integral e o respeito às especificidades de cada criança.

Quais são os eixos da Educação Infantil?

A BNCC estrutura a Educação Infantil em torno dos campos de experiências, também conhecidos como eixos norteadores, que são áreas de aprendizagem fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Cada um desses eixos foi concebido para proporcionar um ambiente pedagógico rico em estímulos e oportunidades de interação, com o intuito de promover o desenvolvimento integral das crianças em aspectos cognitivos, emocionais, físicos e sociais.

Esses campos de experiências não são abordados de maneira isolada, mas sim de forma integrada, permitindo que as crianças vivenciem diferentes dimensões de aprendizagem que se inter-relacionam entre si. O conceito por trás dessa organização é que as diversas formas de aprender estão conectadas, e o desenvolvimento de uma habilidade pode envolver várias áreas ao mesmo tempo.

Por exemplo, o campo que incentiva a exploração do ambiente está diretamente relacionado ao campo que fomenta a expressão artística, já que as descobertas feitas pelas crianças ao seu redor podem ser transformadas em expressões criativas. Dessa maneira, a BNCC busca garantir que todas as áreas do desenvolvimento infantil sejam contempladas de maneira harmoniosa, respeitando a curiosidade natural e o prazer das crianças em aprender por meio de experiências significativas e prazerosas.

Qual é o principal objetivo da Educação Infantil?

O principal objetivo da Educação Infantil, segundo a BNCC, é promover o desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físico, social, emocional e cognitivo, em um ambiente que respeite suas particularidades e experiências de vida.

A ideia é que as crianças sejam estimuladas a desenvolver habilidades essenciais para sua formação como indivíduos críticos, criativos e autônomos.

Ainda, a Educação Infantil em um Colégio de Qualidade busca garantir que as crianças tenham acesso a vivências que reforcem sua autoestima, capacidade de interação social e senso de pertencimento. Esse objetivo é alcançado por meio de práticas pedagógicas que valorizem a brincadeira como eixo central, pois é na interação lúdica que a criança aprende sobre si mesma e o mundo ao seu redor.

Assim, a Educação Infantil é vista como uma etapa de construção de bases sólidas para a continuidade da trajetória escolar e da vida.

Como Funciona a BNCC na Educação Particular Infantil?

Na rede particular, a implementação da BNCC exige tanto comprometimento com as diretrizes gerais quanto flexibilidade para atender às demandas de um público diversificado.

As escolas particulares costumam ter acesso a recursos que permitem personalizar suas práticas pedagógicas, mas devem seguir os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos pelo documento. Isso significa que, independentemente das metodologias adotadas, as crianças precisam ter garantidos os direitos de conviver, brincar, explorar, participar, expressar e conhecer-se.

Outra característica da aplicação da BNCC na rede particular é a possibilidade de integrar projetos diferenciados, como o uso da tecnologia, bilinguismo e práticas culturais diversas.

Ainda assim, é imprescindível que essas iniciativas sejam fundamentadas nos eixos e campos de experiências propostos pela BNCC. Esse alinhamento garante que, mesmo com abordagens distintas, todas as crianças tenham acesso a um ensino de qualidade que respeite suas fases de desenvolvimento e potencialidades.

agendar visita 3

Conclusão

A BNCC desempenha um papel essencial na Educação Infantil ao oferecer diretrizes que visam à formação integral das crianças, respeitando suas especificidades e valorizando práticas pedagógicas baseadas na brincadeira e na interação.

Na rede particular, a implementação do documento apresenta outras oportunidades, permitindo inovações sem perder o foco nos objetivos fundamentais da educação infantil.

Ao cumprir as orientações da BNCC, as escolas particulares contribuem para a construção de um sistema educacional mais equitativo e inclusivo.

Essa etapa da educação é fundamental para o desenvolvimento das competências que as crianças levarão para toda a vida, e é por meio do trabalho conjunto entre educadores, famílias e gestores que a Educação Infantil pode cumprir seu papel de forma plena e eficaz.

Se você busca por um Colégio que se preocupe com o desenvolvimento integral dos seus pequenos, entre em contato e agende uma visita.

4ª Copa LELLA - Voleibol Feminino Sub 16

4ª Copa LELLA - Voleibol Feminino Sub 16


Benja é o Campeão do Voleibol Feminino Sub-16 e Vice-Campeão do Handebol Feminino Sub-14 na 4ª Copa LEELA. 🏆

Nos dias 27 e 29 de novembro, aconteceram as finais do Handebol Feminino Sub-14 e do Voleibol Feminino Sub-16 na 4ª Copa LEELA, respectivamente.
Com imensa alegria, celebramos a conquista do título no Voleibol Feminino Sub-16. Nossas alunas-atletas demonstraram garra, determinação e um trabalho em equipe exemplar. Cada ponto, cada jogada e cada esforço foi fundamental para essa vitória.


Também parabenizamos o time de Handebol Feminino Sub-14 pelo vice-campeonato. Nossas alunas-atletas lutaram com coragem e mostraram que são competidoras fortes. O segundo lugar é uma conquista significativa e representa um passo importante em direção a novas vitórias.
Que essas conquistas inspirem ainda mais sucesso e união nos próximos desafios.

Parabéns à equipe de treinamento do Benja!

  • Voleibol E Handbol 4

  • Voleibol E Handbol 2

  • Voleibol E Handbol 5

  • Voleibol E Handbol 1

  • Voleibol E Handbol 3

Uma Imersão na Cultura Africana

Uma Imersão na Cultura Africana


No dia 13 de novembro, os alunos do 2os anos do Ensino Fundamental participaram de uma apresentação emocionante sobre a Cultura Africana, conduzida por Tatiana Neri, nossa querida Auxiliar de Coordenação da unidade J.A.C.!

Tati não compartilhou apenas sua experiência de vida, desafios e conquistas, mas também levou os alunos e a equipe do Benja a uma imersão na rica cultura africana. Com seu turbante, brincos e vestimentas tradicionais, ela trouxe elementos simbólicos dessa cultura para a sala de aula. Da história de Zumbi dos Palmares aos tecidos e objetos que trouxe consigo, Tati proporcionou uma verdadeira celebração de valores africanos. Ao som contagiante da música africana, ela dançou com os alunos, oferecendo uma aula inesquecível de respeito e celebração da diversidade. 🌎

  • 4

  • 5

  • 6

  • 7

  • 8

  • 9

  • 10

Venha fazer parte da família

Benjamin Constant

Aprender a ser, este é o nosso jeito de ensinar.