Skip to main content

Bertioga - Ecossistemas Litorâneos

Bertioga - Ecossistemas Litorâneos


Estudo do Meio em Biologia e Educação Ambiental, liderado pela professora Paula!

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio exploraram a Mata Atlântica, praia e restinga para possibilitar contato direto com a natureza. Além disso, fizeram caminhadas, relacionando resistência, postura, equilíbrio e companheirismo, com sociabilidade e desempenho.

Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer e identificar as características e os ecossistemas litorâneos, como a Floresta Atlântica, compreendendo as formações de relevo e suas relações com os fatores ambientais, como as formações florestais.

  • Whats App Image 2024 05 08 At 11 09 21 3

  • Whats App Image 2024 05 08 At 16 22 34 1

  • Whats App Image 2024 05 08 At 16 22 34 6

  • Whats App Image 2024 05 08 At 16 22 34 8

  • Whats App Image 2024 05 08 At 16 22 34

  • Whats App Image 2024 05 08 At 16 22 34 2

Teatro - Peça Teatral "Dois Irmãos"

Teatro - Peça Teatral "Dois Irmãos"


Os alunos do Ensino Médio assistiram à peça teatral "Dois Irmãos", baseada no romance de Milton Hatoum. A história retrata a relação complicada entre dois irmãos em Manaus, explorando temas como ciúme e orgulho.

A visita proporcionou uma compreensão mais profunda da obra, que é exigida em vestibulares como o da FUVEST, além de enriquecer a experiência cultural dos estudantes.

  • Whats App Image 2024 05 03 At 12 04 09

  • Whats App Image 2024 05 03 At 12 04 18 1

  • Whats App Image 2024 05 03 At 12 04 22 1

Refúgio Kids - Espaço Temático Ambiental e Cultural

Refúgio Kids - Espaço Temático Ambiental e Cultural


Na sexta-feira, dia 03/05, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental embarcaram em uma jornada de estudo do meio no Refúgio Kids, localizado em Mairiporã. 🌿

Desde hortas orgânicas e hidropônicas até estações de tratamento de água e pomares, os alunos foram imersos em atividades que promovem a conscientização ambiental de forma divertida. Além disso, tiveram a oportunidade de explorar culturas e valores da nossa sociedade.

Uma experiência que deixará memórias para a vida toda!

Veja o álbum de fotos completo em nosso blog no site do colégio.

Confira o álbum de fotos completo!

Primeiro Dia de Aula: O que é dinâmica de acolhimento?

Saiba como a dinâmica do acolhimento é importante no início do ano letivo e como o Colégio Benjamin acolhe seu filho!

O primeiro dia de aula é um momento marcante para alunos e professores, repleto de expectativas, ansiedades e a oportunidade de criar uma base sólida para o ano letivo. É compreensível, a preocupação de pais e responsáveis neste momento tão importante na vida de seus filhos, especialmente estivermos nos referindo ao primeiro dia de aula em um novo Colégio.

Nesse contexto, a dinâmica de acolhimento surge para criar um ambiente positivo, promover integração e estabelecer laços entre os estudantes e seus professores. Este artigo explora o que fazer no primeiro dia de aula, como se preparar para o início das aulas e, especialmente, a importância da dinâmica de acolhimento para o Colégio Benjamin Constant.

ensino fundamental cta

O que fazer no primeiro dia de aula?

Inicialmente, é muito importante criar um ambiente organizado e convidativo. As salas de aula ficam prontas para receber os alunos, com identificação dos espaços, carteiras arrumadas e materiais organizados.

Os professores se preparam para se apresentar de maneira cativante. Estabelecer algumas expectativas claras em relação ao comportamento esperado e ao processo de aprendizagem desde o início é fundamental para criar um ambiente inclusivo, disciplinado e focado no aprendizado.

Atividades em grupo, apresentações individuais e oportunidades para compartilhar interesses são maneiras de promover a interação entre os estudantes desde o primeiro dia.

Como o Colégio Benjamin se prepara para o início das aulas?

Nos preocupamos para que os professores revisem o plano de aula, garantindo que todos os materiais necessários estejam disponíveis e preparem uma introdução envolvente que motive os alunos para o novo ano letivo.

Diante disso, é fundamentalmente importante, que o corpo docente conheça os alunos individualmente, mesmo que inicialmente seja apenas através de informações disponíveis.

A comunicação com os pais também é parte integral da preparação. Alinhar expectativas, informar os métodos de ensino e os objetivos do ano letivo cria uma parceria valiosa entre a escola e a família, contribuindo para o sucesso educacional do aluno.

O que é Dinâmica de Acolhimento?

Uma dinâmica de acolhimento é uma atividade lúdica ou recreativa que tem como objetivo promover o conhecimento mútuo e o sentimento de pertencimento entre os alunos. As dinâmicas de acolhimento podem ser atividades e práticas que visam integrar os alunos ao ambiente escolar, proporcionando uma transição suave para o novo ano letivo. As dinâmicas têm o objetivo de criar um ambiente inclusivo, promovendo a interação entre os estudantes e estabelecendo relações positivas desde o início.

Essas atividades podem variar desde jogos de apresentação, onde os alunos compartilham informações sobre si mesmos, até exercícios de trabalho em equipe que incentivam a colaboração e a construção de confiança. A dinâmica de acolhimento também pode envolver atividades artísticas, projetos colaborativos e discussões em grupo que estimulam a expressão individual e coletiva.

A dinâmica de acolhimento não se limita ao primeiro dia de aula, mas é uma prática contínua ao longo do ano. Ela se manifesta em iniciativas como rodas de conversa entre estudantes, grupos de apoio, e projetos que incentivam a cooperação e a solidariedade.

Como fazer o acolhimento dos alunos?

O acolhimento dos alunos é uma prática que vai além das formalidades do primeiro dia de aula. Envolve a criação de um ambiente onde os estudantes se sintam valorizados, compreendidos e seguros para expressar suas ideias e dúvidas. Para isso, é essencial adotar estratégias que promovam a integração e a construção de vínculos.

Dinâmica de grupos

A utilização de dinâmicas de grupo é uma abordagem pedagógica muito utilizada em sala de aula. Atividades que incentivam a colaboração, a comunicação e a empatia proporcionam oportunidades para os alunos se conhecerem de maneira mais profunda, criando laços que facilitam a interação durante o ano letivo.

agendar visita 1

Escuta Ativa

Outra prática importante é a escuta ativa. Os professores devem estar abertos a ouvir as preocupações, ideias e experiências dos alunos. Estabelecer um diálogo aberto e respeitoso cria um ambiente onde os estudantes se sentem valorizados e compreendidos.

Incentivo aos alunos

O incentivo à participação ativa em sala de aula é fundamental para o acolhimento. Quando os alunos se sentem encorajados a expressar suas opiniões e contribuir para as discussões, isso não apenas fortalece a dinâmica da turma, mas também promove um senso de pertencimento.

Saiba que o Colégio Benjamin Constant se preocupa com cada um desses detalhes e busca aplicá-los da forma mais efetiva possível para que seus filhos se sintam acolhidos e integrados desde o início das aulas.

Qual a importância do acolhimento para os alunos?

O acolhimento desempenha um papel crucial no desenvolvimento escolar, emocional e social dos alunos. Ao criar um ambiente acolhedor, a escola contribui para o bem-estar emocional dos estudantes, reduzindo a ansiedade e promovendo uma atitude positiva em relação ao aprendizado.

O sentimento de pertencimento é outra dimensão importante. Quando os alunos se sentem acolhidos, eles são mais propensos a se envolverem nas atividades escolares, participarem ativamente das aulas e desenvolverem relacionamentos saudáveis com seus colegas.

Ademais, o acolhimento favorece a construção de laços interpessoais. As dinâmicas de grupo e as atividades de integração criam oportunidades para os alunos se conhecerem de maneira mais profunda, construindo amizades e redes de apoio que podem ser fundamentais ao longo do ano letivo.

No contexto do aprendizado, o acolhimento também facilita a abertura para novas experiências e o enfrentamento de desafios pedagógicos. Alunos que se sentem apoiados e valorizados são mais propensos a superar obstáculos, desenvolver uma atitude positiva em relação ao estudo e alcançar seu potencial máximo.

Conclusão

O primeiro dia de aula é um ponto de partida significativo para um ano letivo bem-sucedido. A preparação cuidadosa, a integração dos alunos e a prática contínua de dinâmicas de acolhimento desempenham papéis cruciais nesse processo. Ao criar um ambiente positivo e inclusivo, a escola não apenas facilita a transição dos alunos, mas também estabelece as bases para um aprendizado significativo e relações interpessoais saudáveis.

A dinâmica de acolhimento não é apenas uma formalidade, é uma prática contínua que permeia todo o ano letivo. Através dela, a escola fortalece a comunidade educacional, promove o bem-estar dos alunos e cria um ambiente propício ao desenvolvimento escolar e ao crescimento pessoal dos alunos. Ao investir na dinâmica de acolhimento, contribuímos para a formação integral dos nossos estudantes, preparando-os não apenas para os desafios acadêmicos, mas também para a vida.

Matricule seu filho em um Colégio que se preocupa com todos os momentos da educação do seu filho. Entre em contato e agende uma visita!

Visita à Biblioteca

Visita à Biblioteca


No dia 24 de abril, como parte do projeto da Biblioteca de Classe, as crianças do Pré A e do Pré B conheceram o acervo de livros do nosso colégio! 

Foi um momento especial para estimular o amor pela leitura desde cedo, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

Que essa visita à nossa biblioteca seja apenas o começo de muitas aventuras literárias!

  • Whats App Image 2024 04 30 At 10 48 35 3

  • Whats App Image 2024 04 30 At 10 48 57 2

  • Whats App Image 2024 04 30 At 10 48 35 2

  • Whats App Image 2024 04 30 At 10 48 35 1

  • Whats App Image 2024 04 30 At 10 48 34

  • Whats App Image 2024 04 30 At 10 48 34 3

  • Whats App Image 2024 04 30 At 10 48 34 2

  • Whats App Image 2024 04 30 At 10 48 34 1

Projeto de Alimentação Saudável

Projeto de Alimentação Saudável


No mês de abril, nossos pequenos do 1º e 2º ano do Período Complementar participaram do Projeto Alimentação Saudável.

O projeto teve como objetivo principal conscientizar os alunos sobre a importância da prática de uma alimentação saudável e sem desperdícios, incentivando o consumo de frutas, verduras e legumes.

E para fechar com chave de ouro, eles colocaram a mão na massa (ou melhor, nas frutas e verduras) e prepararam um lanche natural delicioso!

Foi uma experiência enriquecedora e de muito aprendizado!

Confira as fotos!

  • Whats App Image 2024 04 29 At 13 57 49 4

  • Whats App Image 2024 04 29 At 13 57 50 2

  • Whats App Image 2024 04 29 At 13 57 46 1

  • Whats App Image 2024 04 29 At 13 57 46 4

  • Whats App Image 2024 04 29 At 13 57 46

  • Whats App Image 2024 04 29 At 13 57 47 2

  • Whats App Image 2024 04 29 At 13 57 47

  • Whats App Image 2024 04 29 At 13 57 48

  • Whats App Image 2024 04 29 At 13 57 49 2

  • Whats App Image 2024 04 29 At 13 57 49 3

  • Whats App Image 2024 04 29 At 13 57 50 1

Equipe de Natação em Campeonato Escolar

Equipe de Natação em Campeonato Escolar


No sábado, dia 27/04, o Colégio Benjamin Constant participou da 37ª Oliarqui/Natação e nossos(as) alunos(as) atletas deram um show na piscina.

A primeira etapa foi um Festival e nossa equipe de alunos(as) atletas apresentou técnica e velocidade nos nados, recebendo ao final do evento, uma linda e merecida medalha.

Equipe: Arthur Krakheche, Davi Figueiredo Flato, Gabriela Serio Silva, Giovanni Gu Lin, Gustavo Rubira Cardoso Hidalgo, Karina Carvalho Castagnino, Lucas Krakheche, Romeu Brandão Pires, Pedro Sini Bernal, Olívia Fidale Ferreira, Samuel Rodrigueiro Gamburgo, Rebeca Reguse.

Na segunda etapa do evento com caráter competitivo, nossos alunos(as) atletas destacaram-se conquistando muitas medalhas e alcançando excelentes resultados.

Equipe: Erick Hiroshi N. Ferraz, Felipe Marinho Borges, Guilherme F. Bróglio, Gustavo de  Arruda de A. Fialho, Mauro Matsui Neto, Murillo Jorge Xavier  Durão, Noemi Dantas, Olívia Suzuki R. M. Ogino, Sabrina Beatriz Benedetti, Samuel Figueiredo Flato

Medalhas:

Olívia Suzuki R. M. Ogino

25m costas- 2°lugar- prata

25m livre - 2°lugar- prata

 

Mauro Matsui Neto

25m livre- 2°lugar- prata

Murilo Jorge Xavier Durão

25 m borboleta- 2° lugar - prata

Revezamento 4x25m Livre  Masculino

Felipe Marinho Borges, Gustavo de Arruda A. Fialho, Erick Hiroshi N. Ferraz, Mauro Matsui Neto

3° lugar - bronze 

Parabéns à Equipe de Natação e à Professora Márcia pelas grandes conquistas!

  • 746 B 279 A Eee 2 40 B 5 9 F 8 E Ec 7 Dae 618 C 5 A

  • 154 F 9 Ba 7 Da 4 B 43 C 0 B 3 D 0 4 Add 41642 B 2 D

  • 112 B 5816 B 2 D 3 43 A 2 8 Df 5 4791 Ebba 5 C 7 E

  • 44 Af 3141 14 B 7 4 Ae 0 Bc 47 B 4 C 75 B 18 Bf 21

  • 9 Cbcf 365 D 0 B 3 4 Faa 887 C 0 Fc 6 E 37744 F 3

  • 5 E 5 A 8266 8 Aa 7 4 E 17 83 C 1 435 D 715 Cb 04 B

  • 4

  • 3

Venha fazer parte da família

Benjamin Constant

Aprender a ser, este é o nosso jeito de ensinar.