Skip to main content

Dia dos Povos Indígenas

Dia dos Povos Indígenas


No dia 19 de abril celebramos a riqueza e a sabedoria dos povos indígenas do nosso país!

Durante nossas aulas, mergulhamos em um pedacinho dessa cultura tão diversa e essencial para a identidade brasileira. Exploramos sons, tradições e costumes. Conhecemos instrumentos musicais e criamos nosso próprio cabuletê de papelão!
Embora o cabuletê tenha origem africana, ele também é utilizado por alguns povos indígenas, mostrando como nossas raízes se entrelaçam e enriquecem nossa história.

Respeitar e valorizar os povos indígenas é reconhecer a importância de suas contribuições culturais e sociais para o Brasil. Que esse dia nos inspire a aprender, preservar e, acima de tudo, respeitar.

  • 2

  • 3

  • 4

Leitura e Reflexão na Biblioteca

Leitura e Reflexão na Biblioteca


Incentivando cada vez mais o gosto pela leitura, entre os dias 14 e 17 de abril, os alunos dos 1ºs e 2ºs anos visitaram a Biblioteca Escolar. Durante a visita, conheceram a bibliotecária Meire, compreenderam melhor seu trabalho e aprenderam sobre a organização do acervo. 📚📖

Nosso objetivo é estimular o hábito da leitura, promover a pesquisa, fortalecer a interação social e desenvolver competências e habilidades fundamentais para o aprendizado contínuo.

Como parte do início do projeto da Unesco: "Ano Internacional da Confiança e da Paz", os alunos ouviram a história "Orelha de Limão", que propõe uma reflexão sensível sobre a diversidade e a valorização das diferenças.

Foi um momento prazeroso, enriquecedor e repleto de aprendizados.

Confira o álbum completo!

Visita do Coelho da Páscoa e Caça aos Ovos

Visita do Coelho e Caça aos Ovos


O tão esperado dia chegou! ✨

Os alunos da Educação Infantil ficaram animados em receber a visita do Coelhinho da Páscoa. Com muita empolgação, cantaram músicas e participaram, com a ajuda de pistas, de uma divertida caça aos ovos de chocolate, explorando os espaços da escola com muito entusiasmo.

Todas as atividades foram planejadas com o objetivo de estimular a imaginação infantil, promover a interação entre os colegas e proporcionar momentos inesquecíveis por meio das tradições da Páscoa.

Ao final da brincadeira, todos aproveitaram para tirar uma foto especial com o Coelhinho!

Já os alunos dos 1os e 2os anos do Ensino Fundamental participaram da Caça aos ovos  - uma brincadeira divertida e educativa para estimular a atenção, a coordenação e o espírito de equipe entre os alunos. 🐰. Munidos de pistas, eles procuraram pelos ovos em todos os ambientes da escola, transformando cada ovo encontrado em uma conquista coletiva

Foi uma experiência cheia de alegria, surpresa, aprendizado e de muita diversão!

Frohe Ostern!
Happy Easter!

  • 3

  • 3

  • 2

  • 2

  • 4

  • 4

  • 5

  • 5

  • 6

  • 6

  • 7

  • 8

  • 9

Osterbaum - Árvore de Páscoa

Osterbaum - Árvore de Páscoa


A Páscoa tem um significado muito especial nos países de língua alemã, pois além do sentido religioso, ela marca a chegada da primavera.

Costuma-se montar uma árvore de Páscoa com galhos secos, representando o frio do inverno e a madeira da cruz. Esta árvore, então, é enfeitada com ovos de galinha pintados, que representam o renascimento, o despertar de uma nova vida.
A vida também é amplamente festejada com os primeiros brotos de flores e o derreter do gelo na primavera.

Esta linda tradição é transmitida às crianças no Colégio Benjamin Constant. Nas semanas que antecedem a Páscoa, os alunos da Educação Infantil, dos primeiros e segundos anos pintam ovos de galinha esvaziados com diversas técnicas artísticas, para pendurá-los na árvore de Páscoa (Osterbaum).

A pintura dos ovos é uma atividade muito envolvente, e os pequenos ficam orgulhosos ao ver seus ovinhos dando um colorido especial à decoração de Páscoa da escola.

As crianças do período complementar também entram no clima de emoção que envolve essa época, com lindas canções, histórias e brincadeiras típicas. 🐰

  • 3

  • 4

  • 5

  • 6

  • 7

  • 8

  • 9

  • 10

Obras de Arte Conceitual

Obras de Arte Conceitual


Os alunos dos 9ºs anos exploraram o universo da arte conceitual nas aulas de Arte com a professora Graziela, mergulhando em processos criativos que vão além da estética e valorizam a ideia por trás da obra. 🌟🖼️

Inspirados por artistas conceituais e pelas discussões em sala, os alunos desenvolveram trabalhos autorais que abordam temas como identidade, consumo, meio ambiente, relações humanas e tecnologia.

O resultado foi um projeto cheio de significado, reflexões e expressões autênticas. Mais do que objetos visuais, essas obras são ideias materializadas que, como toda boa arte conceitual, nos convidam a parar, olhar e refletir.

  • 2

  • 3

  • 4

  • 5

  • 6

  • 7

  • 8

  • 9

Formação sobre TEA

Formação sobre TEA


No dia 10 de abril, as coordenadoras pedagógicas Marcia Reis (Educação Infantil), Maria Cecília Leitão (1º e 2º ano) e Paula Kuchkarian (3º ao 5º ano), as professoras, e membros da equipe administrativa, participaram de uma capacitação sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), com a diretora e psicóloga infantil Michelle Alves, da Clínica Little TEA.

O encontro teve como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre as características do TEA, explorar estratégias de ensino inclusivas e discutir práticas para promover um ambiente escolar mais acolhedor e adaptado às necessidades de todos os alunos.

Com as novas habilidades adquiridas, nossos professores estão mais preparados para identificar e atender às necessidades específicas dos alunos com TEA, favorecendo uma aprendizagem mais efetiva, respeitosa e inclusiva.

Conhecimento, criatividade e coragem são pilares fundamentais para promover inovações significativas e alcançar o sucesso em diferentes áreas da vida.

Seguimos comprometidos em construir um ambiente escolar que valorize a diversidade, respeite as particularidades e potencialize as capacidades de cada aluno.

Acreditamos que a formação contínua dos nossos educadores é essencial para garantir um suporte cada vez mais qualificado e sensível às individualidades de cada estudante. 🧩

  • 2

  • 4

  • 5

  • 6

  • 7

  • 10

Itinerário de Empreendedorismo

Itinerário de Empreendedorismo


Durante as aulas de Empreendedorismo ministradas pela professora Graziela Maeda, os alunos da 2ª série do Ensino Médio participaram de um projeto que desafiou a criatividade e a capacidade de inovação: desenvolver protótipos de produtos baseados em diferentes estilos de design.

A proposta uniu referências históricas, pesquisa estética e pensamento empreendedor, resultando em criações autorais cheias de identidade e propósito - uma verdadeira fusão entre arte, funcionalidade e inovação. 💡🎨 

Como foi desenvolvido o projeto?

Pesquisa e Inspiração – Os estudantes exploraram movimentos artísticos e de design, analisaram suas características e influências históricas.

Brainstorming e Prototipagem – Em grupos, eles idealizaram produtos inovadores, desde objetos de decoração até utilitários do cotidiano, sempre alinhados a um estilo escolhido.

Desenvolvimento e Apresentação – Os alunos deram vida às suas ideias e apresentaram seus projetos, explicando conceito, público-alvo e viabilidade comercial.

Conexão entre arte e mercado – Os protótipos não eram apenas estéticos, mas também pensados para resolver problemas ou atender a demandas reais.

Interdisciplinaridade – O trabalho envolveu conhecimentos de história, artes, marketing e gestão.

Protagonismo dos alunos – Cada grupo teve liberdade para explorar sua visão criativa, resultando em peças únicas e cheias de significado.

Resultados e Aprendizados - Além de produzirem trabalhos incríveis, os estudantes saíram com uma nova perspectiva sobre como o design transforma ideias em negócios. O projeto mostrou que empreender vai além do lucro – é sobre criar com propósito.

  • Prototipos 1

  • Prototipos 2

  • Prototipos 4

  • Prototipos 6

  • Prototipos 8

  • Prototipos 9

  • Prototipos 11

  • Prototipos 14

  • Prototipos 17

  • Prototipos 16

  • Prototipos 18

  • Prototipos 19

  • Prototipos 21

  • Prototipos 27

  • Prototipos 24

Venha fazer parte da família

Benjamin Constant

Aprender a ser, este é o nosso jeito de ensinar.