Os alunos dos 5os anos do Ensino Fundamental produziram cartazes sobre o despejo de lixo nos oceanos e nas praias.
A atividade teve como objetivos auxiliar no reconhecimento da produção de lixo nos continentes como sendo uma das causas da poluição dos mares, analisar, através de fotografias, os efeitos da poluição destas águas nas paisagens, apresentar atitudes e práticas ambientalmente sustentáveis, propondo ideias para amenizar ou evitar que mais lixo seja depositado nos oceanos.
Em continuidade às atividades complementares, durante o mês de abril, os alunos dos 1os aos 4os anos do Ensino Fundamental participaram de Estudos dos Meio na “Toca da Raposa”, localizada na cidade de Juquitiba.
Na Toca da Raposa, foi oportunizado o encontro entre nossos alunos e os povos indígenas, em especial os do Alto Xingu, visando o compartilhamento de seus conhecimentos, cultura e hábitos.
A programação tornou acessível algumas das mais expressivas manifestações, reforçando o valor da Cultura Indígena. Nossos alunos assistiram à apresentação dos indígenas pintados e adornados, danças e cantos (Taquera, Tawaruanã, Ahasa e Duhe), rituais (Kuarup e Jawari), demonstração da luta UKA-UKA, e de objetos como arco e flecha.
O projeto é realizado pela Toca da Raposa desde 1995, e tem como objetivo a difusão dessa riqueza cultural gerando recursos para a seu auto sustentação através da venda do artesanato, permitindo assim que o índio viva em sua comunidade preservando sua identidade e sua cultura.
“O índio só pode sobreviver dentro de sua própria cultura, pois o que proporciona a coesão entre os membros da tribo é o seu comportamento na aldeia. Este é o seu mundo religioso, mítico e mágico. No momento em que o índio não crê mais nisso, deixa de ter motivação para a sua sobrevivência; esfacela-se como povo e desaparece”. (Orlando Villas Boas)
18 de abril comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil! A data foi escolhida para celebrar a literatura infantil nacional como reconhecimento à importância da literatura voltada às crianças.Neste dia, em 1882, nascia o escritor José Bento Renato Monteiro Lobato, considerado o “pai da literatura infantil brasileira”. Monteiro Lobato pioneiro a dedicar-se à produção infanto-juvenil
No dia 12 de abril, professoras e alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental participaram de rodas de conversa e atividades sobre atitudes corretas, emoções, sentimentos e bullying, incentivando os valores no convívio social na escola.
Através de conversas em grupo, atividades práticas, desenhos e escritas, os alunos puderam trabalhar o desenvolvimento da autoestima e a conscientização sobre os valores éticos e morais.
O projeto colaborou para que os alunos percebessem que a paz é uma conquista diária por meio das ações, pela convivência, cooperação e solidariedade, visando sempre respeitar as diferenças e opiniões de todos.
Durante as aulas de história, os alunos dos 4os anos do Ensino Fundamental desenvolveram um trabalho imitando a arte rupestre.
Esta arte é um conjunto de práticas feitas nas paredes e nos tetos das cavernas pelos primeiros seres humanos durante a Pré-história.
Para representar as paredes da caverna foi utilizado filtro de café usado e papel kraft.
Os alunos deram preferência às cores parecidas com as usadas por povos antigos daquela época, desenharam seus cotidianos, imaginando um período histórico.
Foram aulas bastante produtivas e divertidas com desenhos maravilhosos.
Bate-papo com ex-aluna Stella Yamashiro, estudante da Philipps-Universität Marburg
No dia 14 de abril, tivemos o prazer em receber a ex-aluna do Benja, Stella Yamashiro, que atualmente estuda na Philipps-Universität Marburg, para conversar com alunos do Ensino Médio sobre o Studienkolleg, uma ponte entre o Ensino Médio e o estudo universitário na Alemanha!
Foi uma tarde muito produtiva, com muitas perguntas e entusiasmo dos alunos em conhecer a vivência de uma aluna que mora e estuda na Alemanha.
Bate-papos como este são de grande importância para os alunos, pois apresenta novas possibilidades e direcionamento para a carreira e o estudo fora do país de origem.