Visando uma melhor interação entre os alunos e a utilização do espaço escolar, organizamos, no horário de recreio dos alunos dos 3os aos 5os anos do Ensino Fundamental, o Projeto Recreio Divertido.
Durante os meses de março e abril, nas as aulas de Artes, os alunos confeccionaram brinquedos utilizando sucata como: latas de leite, garrafas pet, tampinha de garrafa, entre outros, estimulando a criatividade das crianças e despertando para a consciência ecológica.
Pensando na importância do brincar e na valorização do meio ambiente, cada sala confeccionou um jogo diferente como telefone com fio, jogos das argolas e das cores, boliche, e muito mais, reutilizando diferentes materiais.
A brincadeira e o jogo ajudam a criança na sua autoestima, interação social, cooperação, habilidade de dialogar, tomar decisões em conjunto, respeito às regras, além de ser importante na área cognitiva, socioafetiva e motora.
O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos uma convivência saudável, tornando o espaço escolar mais prazeroso.
De 12 a 19 de abril, o Colégio Benjamin Constant participou da 7ª edição da Semana da Língua Alemã, organizada pelas embaixadas da Alemanha, Bélgica, Áustria, Luxemburgo e Suíça
A equipe Daf (Deutsch als Fremdsprache) do Benja promoveu diversos eventos como worskshop de culinária, que realizou a deliciosa receita de Streuselkuchen de maçã e de banana, três dias de cardápio especial com comida típica na cantina, visita de ex-alunos, palestras informativas, narração de histórias, concursos de leitura e soletrar, e muito mais.
O que o alemão tem de tão especial?
Aproximadamente de 130 milhões de pessoas no mundo falam alemão como língua materna ou segunda língua, e aqui no Brasil o idioma também é amplamente difundido.
Durante a Semana da Língua Alemã, os alunos dos 3ºs e 6ºs anos do Ensino Fundamental participaram de um Concurso de Soletrar – “Buchstabierwettbewerb”. Os alunos dos 3ºs anos treinaram o alfabeto e soletraram palavras conhecidas com muita dedicação. Os alunos dos 6ºs anos receberam o desafio de soletrar diversas palavras sem ler. A cada etapa da competição, as palavras ficavam mais difíceis. Na rodada final, os primeiros colocados foram premiados. Esta atividade teve como objetivo desafiar os alunos em seus conhecimentos de ortografia e concentração durante o jogo, prepará-los para novos desafios e novos aprendizados, além de incentivar o aprendizado da língua alemã. Parabéns aos participantes!
Troca de Cartas em Alemão
3
4
6
Cil
Concurso de Leitura
6
7
8
9
10
11
12
13
Os alunos dos 7ºs aos 9ºs anos do Ensino Fundamental participaram do Concurso de Leitura. Os alunos fizeram a leitura de diversos textos em alemão, no quais foram escolhidos pela Coordenadora de Alemão Raquel Fernandes.
Para essa apresentação, foi formada uma banca avaliadora, composta por: Magda Von Galen, Peter Neufeuld e Lars Ratto (ex diretora, presidente e aluno do Ensino Médio), que observaram os seguintes critérios: fluência da leitura, ritmo e expressividade.
A cada etapa da competição, textos ficavam mais difíceis. Na rodada final, os primeiros colocados foram premiados.
Parabéns aos participantes!
Painel de corações com frases gern, aber nicht gern
2
3
4
5
6
7
Visita da bibliotecária do Goethe
2
3
4
5
Contação de Histórias - 2ºs anos
Encerramento Semana da Lingua Alemã
Whats App Image 2023 05 10 At 07 27 50
Informações e cultura sobre a Alemanha para os alunos novos de 2023 dos 6os anos
Para encerrarmos a Semana de Língua Alemã os alunos novos de 2023 dos 6os anos participaram de estações com informações e tarefas sobre Alemanha, sob orientação da professora de Alemão Frau Fischer. No rol das atividades foram oferecidas: puzzle do mapa da Alemanha, quiz com perguntas de conhecimentos gerais, jogo da memória com o nome e brasão de cada estado alemão, competição de perguntas e respostas.
Aos alunos foram transmitidas informações e cultura sobre a Alemanha, um dos objetivos propostos para essa semana.
Nessa semana, demos início ao Projeto Biblioteca de Classe com os 2os anos do Ensino Fundamental.
A biblioteca de classe tem como principal objetivo fortalecer e complementar o planejamento pedagógico, atuando como recurso essencial no processo de aprendizagem dos alunos.
Além de incentivar e valorizar a leitura através dos diferentes portadores de texto, a biblioteca funciona também como estudo, conhecimento e pesquisa para os alunos.
Criar o hábito da leitura nas crianças desde cedo é uma das melhores formas de incentivar a curiosidade, desenvolver o raciocínio lógico e habilidades de comunicação. Ler com os pequenos em casa é uma das maneiras de formar bons leitores, entretanto, a escola também possui participação fundamental nesse processo.
“ Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade de se tornar um adulto leitor”. (Simone Helen Drumond Ischkanian)
Visita ao Teatro - Peça "Nós Matamos o Cão Tinhoso"
A obra “Nós matamos o cão tinhoso”, livro de contos de autoria do escritor moçambicano Luís Bernardi Honwana, publicada no ano de 1964, surgiu no ano em que estourou a luta pela independência de Moçambique da opressão colonial portuguesa.
O racismo, a violência contra a mulher, o desrespeito ao idoso e a segregação promovida pela colonização são alguns dos temas abordados nos setes contos que compõem a obra.
Os contos de Honwana, dessa forma, denunciavam as mazelas da colonização, despertando no povo moçambicano um sentimento anticolonial em um cenário de conflitos que duraram cerca de dez anos.
Tendo em vista conhecer melhor tão importante autor e obra, no dia 02 de maio, os alunos do Ensino Médio foram ao teatro para assistir à peça “Nós matamos o cão tinhoso”, representada de forma fiel pelo grupo teatral RIA.
Durante a Semana da Língua Alemã, os alunos dos 3ºs e 6ºs anos do Ensino Fundamental participaram de um Concurso de Soletrar – “Buchstabierwettbewerb”.
Os alunos dos 3ºs anos treinaram o alfabeto e soletraram palavras conhecidas com muita dedicação. Os alunos dos 6ºs anos receberam o desafio de soletrar diversas palavras sem ler. A cada etapa da competição, as palavras ficavam mais difíceis. Na rodada final, os primeiros colocados foram premiados.
Esta atividade teve como objetivo desafiar os alunos em seus conhecimentos de ortografia e concentração durante o jogo, prepará-los para novos desafios e novos aprendizados, além de incentivar o aprendizado da língua alemã.
Os alunos do curso extracurricular de judô participaram do Treino de Intercâmbio de Judô, promovido pelo Esporte Clube Sírio.
O evento teve como objetivo o desenvolvimento técnico social das atividades realizadas durante as aulas de judô, e para os pais, o acompanhamento do aprendizado dos seus filhos e, contou com a participação de 120 alunos e alunas de 06 a 17 anos dos colégios: Benjamin Constant, Centro Educacional Pioneiro, Johann Gauss e Clube Sírio.