Visita do Nikolaus 2025
Há mais de 1.500 anos, São Nicolau (Nikolaus) foi o Bispo de Mira, na região da Ásia Menor, conhecido por sua generosidade e por ajudar os necessitados com alimentos e moedas de ouro. Segundo a lenda, Nikolaus presenteou secretamente um pai muito pobre durante a noite, deixando moedas de ouro que, por acaso, caíram dentro das meias que estavam secando perto da lareira. Com esse presente inesperado, o pai pôde garantir o enxoval de suas filhas.
Por isso, até hoje, em muitos países da Europa — especialmente na Alemanha — as crianças colocam meias junto à lareira ou deixam sapatos bem engraxados na soleira da porta, esperando receber pequenos presentes e lembranças no dia de Nikolaus. É uma tradição que atravessa séculos e continua encantando gerações.
No Benja, mantemos viva essa herança cultural todos os anos. No dia 05/12, nossos alunos da Educação Infantil e dos 1ºs aos 5ºs anos do Ensino Fundamental celebram a chegada do Nikolaus vestidos de vermelho e branco, aprendendo e cantando canções especiais em alemão e português.
A visita do Nikolaus reforça valores como bondade, generosidade e cuidado — além de proporcionar às crianças uma vivência afetiva e significativa da cultura germânica.
Uma celebração repleta de encanto, aprendizado e tradição, que marca o coração dos nossos pequenos e fortalece a identidade cultural da nossa escola.