Skip to main content

3º Encontro da Organização das Escolas Brasileiras com Ensino de Alemão

3º Encontro da Organização das Escolas Brasileiras com Ensino de Alemão


Nosso Diretor Pedagógico, Eduardo Alcober, a Coordenadora de Alemão, Raquel Fernandes e o Presidente da Associação Escolar Benjamin Constant, Peter Neufeld, participaram, em maio, do 3º Encontro da Organização das Escolas Brasileiras com Ensino de Alemão, em Joinville.

O evento reuniu 49 líderes de 17 instituições de diversos Estados brasileiros e foi promovido pela Organização das Escolas Brasileiras com Ensino de Alemão (OEBEA), fundada em 2019, que tem como um dos seus principais objetivos a cooperação entre as escolas.

Esse ano, entre os temas discutidos destacamos a formação de novos professores de alemão e o uso da inteligência artificial nas escolas.

O ensino de idiomas é um dos grandes diferenciais do Colégio Benjamin Constant, em especial o Alemão. Cerca de 130 milhões de pessoas do mundo todo falam alemão como língua materna. No Brasil, milhares de pessoas também falam o idioma.

O Colégio Benjamin Constant orgulha-se em ser centro autorizado de aplicação dos exames de proficiência em Língua Alemã, supervisionado pelo Departamento Central do Governo Alemão para o Ensino no Exterior (ZfA). Como centro de autorizado, nossos alunos podem obter o Deutsches Sprachdiplom (DSD), um diploma de proficiência emitido pela Conferência dos Ministros da Educação e Cultura da Alemanha.

Com o diploma, os alunos têm diversas oportunidades, como frequentar o Studienkolleg que abre portas para o ensino superior na Alemanha, além de ser um diferencial no currículo, possibilitando mais oportunidades no mercado de trabalho. Os exames são aplicados por nível de competência linguística seguindo os padrões do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR) e avaliam a compreensão de texto e auditiva, redação e oralidade.  As provas de níveis A2 /B1 e B2/C1 são subsidiadas pelo Governo da República Federal da Alemanha e têm validade indeterminada.

"O que é arte?" Coleção de Obras

"O que é arte?" Coleção de Obras


O painel exibido apresenta uma coleção de obras de arte criadas por alunos da terceira série do ensino médio, explorando o tema "O que é arte" com base nas perspectivas das artes contemporâneas. Essas criações refletem a diversidade de expressões artísticas presentes no contexto atual, destacando a liberdade criativa e a experimentação como elementos fundamentais.

As obras exibidas são fruto de um processo de reflexão profunda sobre o significado e o propósito da arte no mundo contemporâneo. Cada peça revela uma abordagem única, representando a individualidade e a pluralidade de visões dos jovens artistas envolvidos.

Ao observar o painel, é possível notar uma variedade de técnicas e materiais utilizados, desde pinturas e desenhos até colagens e esculturas. Essa diversidade reflete a influência das artes contemporâneas, que rompem com as convenções tradicionais e incentivam a exploração de novos meios e linguagens.

Além disso, a presença de elementos conceituais nas obras é evidente. Os estudantes exploraram ideias abstratas e simbólicas, utilizando metáforas visuais e conceitos filosóficos para transmitir mensagens e provocar a reflexão dos espectadores. Essa abordagem conceitual evidencia o engajamento intelectual dos jovens artistas e sua vontade de desafiar as convenções estabelecidas.

O painel exalta não apenas a criatividade e habilidades técnicas dos alunos, mas também ressalta a importância da arte como uma forma de expressão e comunicação. Ao criar essas obras, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar sua própria identidade artística, desenvolver sua capacidade crítica e promover um diálogo enriquecedor com a comunidade escolar e além dela.

Em suma, o painel com as obras de arte dos alunos do ensino médio sobre "O que é arte" representa uma manifestação viva e contemporânea do poder transformador da arte. Essas criações estimulam a reflexão, inspiram o pensamento criativo e reforçam a importância da expressão artística como um veículo para compreender e interpretar o mundo ao nosso redor.

  • Teatro 2

  • Teatro 2 2

  • Teatro 2 4

  • Teatro 2 3

  • Teatro 2 6

Projeto de Astronomia

Projeto de Astronomia


Durante o mês de maio, os alunos dos 6ºs anos do Ensino Fundamental desenvolveram um projeto de Astronomia. Os conteúdos foram colocados em prática nas aulas de Ciências e de Geografia ministrados pelos professores Thiago e Bruna. Os alunos montaram o Sistema Solar usando bobinas de papel e os resultados foram incríveis!

Dentro deste projeto os alunos puderam estudar mais a fundo temas como proporção, sistema solar, unidades de medida e suas respectivas conversões. Com este projeto os alunos tiveram uma noção mais próxima da realidade de como é o nosso sistema solar e a distância existente entre os astros.

Os professores e toda a equipe do Colégio Benjamin Constant parabenizam a dedicação e empenho dos alunos no projeto!

  • Astr

  • Astr 2

  • Astr 4

  • Astr 6

Projeto das Grandes Regiões Brasileiras

Projeto das Grandes Regiões Brasileiras


Em maio, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental desenvolveram nas aulas de Geografia, com a Professora Bruna, o projeto das grandes regiões brasileiras, segundo a classificação do IBGE.

Cada grupo ficou responsável por pesquisar características físicas, sociais, demográficas, econômicas, hidrográficas e culturais de cada região brasileira: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Os alunos confeccionaram caixas de papelão com todos os atributos pesquisados e os resultados foram sensacionais!

Os professores e toda a equipe do Colégio Benjamin Constant parabenizam a dedicação e empenho dos alunos no projeto.

  • Geo 1

  • Geo 2

  • Geo

  • Geo 4

  • Geo 3

Releituras Digitais "O menino negro" de Camara Laye

Releituras Digitais "O menino negro" de Camara Laye


As obras produzidas pelos alunos dos 8ºs anos Ensino Fundamental, surgiram das discussões vivenciadas durante as aulas de leitura compartilhada do livro “O menino negro”, de Camara Laye.

A proposta do projeto era que os alunos realizassem a transposição da narrativa escrita para uma linguagem não verbal, imagética - nesse caso, colagens digitais. Durante a produção das obras, os alunos precisaram relacionar outras áreas do conhecimento com a experiência da leitura, tais como Artes e História.

Para conferir todos os trabalhos, entre no site:
https://padlet.com/rodrigolima19/releituras-digitais-o-menino-negro-de-camara-laye-khta1v2vhtodefgi

  • Imag

  • IMG 2111

  • Acabou

  • IMG 0933

Projeto Emoções: Monstro das Cores

Projeto Emoções: Monstro das Cores


A equipe do Período Complementar está desenvolvendo junto aos alunos dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Fundamental o Projeto Emoções.

Após a leitura e interpretação da história “Monstro das Cores”, os alunos foram estimulados a expor, através das cores e de maneira lúdica, as diferentes emoções que sentem, como alegria, tristeza, raiva, medo e calma.

Tem sido incrível!

  • Foto 13

  • Foto 11

  • Foto 16

  • Foto 12

3ª Copa LEELA - Voleibol Feminino Sub 12 e Sub 16

3ª Copa LEELA - Voleibol Feminino Sub 12 e Sub 16


No dia 27/05 (sábado), aconteceu mais uma rodada da 3ª Copa LEELA (Liga Esportiva das Escolas de Língua Alemã) com sede na Escola Suíço-Brasileira.

Os jogos foram muito disputados e nossas alunas-atletas mostraram técnica, motivação e garra durante as partidas.

Além do Colégio Benjamim Constant e a Escola Suíço-Brasileira, estavam presentes o Colégio Imperatriz Leopoldina, o Colégio Humboldt, o Colégio Vértice, o Colégio Visconde de Porto Seguro e a Escola Waldorf-Rudolf Steiner.

O campeonato na categoria Sub 12 foi realizado em formato de festival, o CBC ficou em 2° lugar e todas as alunas-atletas foram premiadas com uma linda medalha.

Na categoria Sub 16 o campeonato foi realizado em caráter competitivo e conquistamos o 3° lugar com jogos muito disputados.

Parabéns pelos resultados!

  • Lela 2

  • Lela

  • Lela 4

  • Lela 3

Venha fazer parte da família

Benjamin Constant

Aprender a ser, este é o nosso jeito de ensinar.