Futebol de Tampinhas

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental se envolveram em uma atividade divertida durante a aula de matemática: o "Futebol de tampinhas". ✨😄

Eles trouxeram tampinhas de garrafas PET de casa e, no salão do colégio, organizamos uma competição em pequenos grupos, seguindo as diretrizes do livro de Matemática. Depois de estabelecer as regras do jogo, os alunos mergulharam na atividade com muito entusiasmo! Cada ponto marcado e cada resposta correta foi motivo de celebração.

Reconhecemos que o ato de brincar é crucial para o desenvolvimento infantil, não apenas em termos físicos e cognitivos, mas também sociais e emocionais. Por isso, optamos por um jogo que não se resumisse à vitória de apenas um participante.

Essa dinâmica permitiu aos alunos:

• Desenvolver habilidades de lateralidade e coordenação motora fina;
• Praticar contagem e comparação de quantidades;
• Registrar numericamente suas observações;
• Situar-se espacialmente em relação a objetos e colegas;
• Demonstrar respeito às regras estabelecidas;
• Lidar com vitórias e derrotas de forma saudável;
• Aperfeiçoar o controle de força e direção;
• Exercitar a atenção e concentração.