Exposição dos Brasis

Em março, os alunos do Itinerário Formativo de Cultura e Sociedade visitaram a exposição "Dos Brasis - Arte e Pensamento Negro" no Sesc Belenzinho. A mostra reúne o talento de 240 artistas de todos os estados brasileiros, apresentando uma variedade de obras em diversas formas de expressão, desde pintura e fotografia até escultura e videoinstalações, produzidos produzidos entre o fim do século 18 até o século 21.

Esta exposição proporcionou uma imersão única, conectando as perspectivas de diferentes gerações e destacando a riqueza e diversidade das influências culturais das comunidades quilombolas na produção artística contemporânea. Ao mesmo tempo, reflete os objetivos do nosso Itinerário Formativo de Cultura e Sociedade, ao expandir o entendimento dos alunos sobre a formação da identidade nacional.

Além disso, essa visita está em sintonia com os preceitos da Lei 10.639/03, que completou 20 anos em 2023, ao promover o reconhecimento e a valorização da história, cultura e contribuições do povo negro para a sociedade brasileira.

Foi uma oportunidade única de aprendizado e reflexão sobre a pluralidade e riqueza da nossa herança cultural.