Estudo do Meio “Memorial do Holocausto”

No dia 27 de setembro, os alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental, acompanhados pelos Professores Leonardo Nunes e Rodrigo Ferreira, pela orientadora educacional Carina Dück, pelo Coordenador Pedagógico Thiago Rennó e pelo inspetor de alunos Leandro Lobo, participaram do Estudo do Meio “Memorial do Holocausto”.

O "Memorial da Imigração Judaica" faz parte do circuito cultural da Luz, junto com outros locais como o Parque da Luz e a Pinacoteca. Localizado na 1ª Sinagoga de São Paulo, fundada em 1912, o museu tem um acervo valioso que destaca a contribuição dos judeus para o Brasil. Inaugurado em 2016, o Memorial busca preservar a memória judaica desde a chegada dos judeus ao Brasil durante diferentes períodos históricos, incluindo um andar dedicado ao Holocausto. Localizado no bairro do Bom Retiro, conhecido por diversas migrações, o Memorial oferece uma oportunidade única de honrar a memória dos imigrantes judeus que contribuíram para a construção do Brasil. Além de artefatos valiosos, o museu oferece experiências educativas para os visitantes, integrando história, arte, religião e cultura para promover conhecimento e reflexão. O curador destaca a abordagem fascinante e atrativa do Memorial, enquanto o presidente do conselho consultivo destaca a importância de preencher uma lacuna na história da comunidade judaica no Brasil.

Esta foi uma oportunidade dos alunos vivenciarem na prática aquilo que estudam em sala de aula, agregando ainda mais conhecimento.