Skip to main content

Depoimento de ex-aluna Gabriela Accioly Ferraz

Trajetória no Benjamin

“Entrei no colégio em 2012, com 9 anos. Sempre demonstrei facilidade com idiomas e tive muito interesse nas aulas de alemão. Já no ano seguinte, nas separações das salas, consegui ficar na sala A. Fiz os exames de proficiência em 2015, 2017 e 2018. Apesar do meu progresso, sempre tive dúvidas de minha capacidade, mas o suporte recebido do colégio e, em especial, da Frau Fernandes foi essencial para meu desempenho de sucesso. Com uma preparação meticulosa para os exames obtive resultados excepcionais.

O colégio proporciona um ensino de alemão de nível superior, gerando um currículo diferenciado que me permitiu ter a oportunidade de cursar o Ensino Superior na Alemanha, algo não imaginado como possível”.

Trajetória no Studienkolleg

“Sempre quis cursar medicina. Ao tomar conhecimento da possibilidade de ingressar no Studienkolleg por meio de uma prova aplicada pelo colégio, considerei seguir meu sonho em outro país. Apesar de julgar minhas chances como pequenas, me apliquei para a prova de admissão e fui aceita, para minha surpresa.[read more]

Em 2020, cursei na Philipps-Universität Marburg o M-Kurs, que capacita alunos estrangeiros a frequentar cursos nas áreas biológicas em universidades alemãs. Uma mudança completa em minha vida! Foi preciso organizar e obter novos documentos, planejar a mudança e, após a despedida da família e dos amigos, parti para esta aventura.

À chegada em Marburg, em março de 2020, não havia como prever o que aconteceria em breve: planos de estudar, viajar pela Alemanha, fazer novos amigos e voltar para as férias de julho no Brasil foram adiados devido à pandemia. Por 2 meses fiquei limitada ao meu quarto, sem atividades devido ao adiamento das aulas. Conhecia pouco alguns brasileiros e o lockdown limitou minhas experiências. As aulas foram iniciadas ao final de abril em sistema on-line. Sinceramente, foi uma adaptação muito difícil a novas condições de vida e o que me motivava era compreender o quão bem preparada eu havia sido pelo colégio, já que tinha ótima compreensão das aulas do curso.

Foi uma jornada incrível de autoconhecimento, reconhecendo meus pontos fortes e minha capacidade pessoal. Obtive êxito nos exames e retornei ao Brasil no início de 2021, feliz e realizada.

Como o curso de Medicina só pode ser iniciado em meados do ano, vou cursar Química temporariamente, enquanto aguardo o início das aplicações. Ainda há um longo caminho pela frente, mas estou mais preparada para enfrentar os novos desafios e buscar meu sonho”.

Venha fazer parte da família

Benjamin Constant

Aprender a ser, este é o nosso jeito de ensinar.