Conhecendo a Cultura Indígena

Entre os Kalapalo, uma aldeia indígena do Xingu, existe uma brincadeira chamada 'Mangá, Tobdaé,' que é uma versão da queimada usando uma peteca no lugar da bola.

Nossos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental mergulharam na história indígena do Brasil e confeccionaram suas próprias petecas em casa, com a ajuda de suas famílias. Os objetivos dessa atividade era conhecer e valorizar a história indígena no Brasil, desenvolver as noções de diversidade cultural, patrimônio e o respeito às diferenças.

Essa experiência traz um significado importante para as crianças compreenderem outra cultura e a realidade de cada uma. Sua prática desenvolve a coordenação motora, melhora a flexibilidade e proporciona maior rapidez nos movimentos.

Além disso, os alunos aprimoram a coordenação motora, flexibilidade e agilidade com essa experiência lúdica.

Juntos, aprendemos e crescemos!