Skip to main content

Desenhos Inspirados nas Olimpíadas

Desenhos Inspirados nas Olimpíadas


Os alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental prestaram uma linda homenagem aos atletas brasileiros que brilharam nas Olimpíadas de Paris 2024. Inspirados pelas diversas modalidades esportivas, eles criaram desenhos incríveis! 🤩🎨🏅

Essa integração de temas da atualidade com os conteúdos escolares despertou o interesse das crianças, resultando em trabalhos que refletem talento e dedicação.

  • IMG 5843

  • IMG 5844

  • IMG 5845

Modelos Atômicos

Modelos Atômicos


Os alunos dos 9ºs anos Ensino Fundamental confeccionaram maquetes que reproduzem a ideia do Modelo Atômico Atual, aplicando os conhecimentos químicos adquiridos durante as aulas de Ciências, supervisionados pela professora Margarete Martinez. ✨

Eles escolheram, aleatoriamente, átomos de elementos químicos da tabela periódica e retrataram de forma lúdica e estilizada os respectivos modelos atômicos, compreendendo, assim, a evolução gradual das descobertas científicas ao longo da história.

Confira as fotos dos trabalhos!

  • IMG 5742

  • IMG 5739

  • IMG 5736

  • IMG 5733

  • IMG 5731

  • IMG 5729

  • IMG 5727

  • IMG 5724

  • IMG 5721

  • IMG 5718

  • IMG 5717

  • IMG 5715

  • IMG 5711

Educação Infantil: 7 benefícios do brincar livre e estruturado

Reconheça a importância do brincar aplicado aos métodos educacionais. Aprender brincando desenvolve e enriquece!

O Ensino Infantil desempenha um papel fundamental na formação das crianças, não apenas transmitindo conhecimentos acadêmicos, mas também moldando aspectos cruciais do desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Para isso ocorrer de forma integrada, é importante que os educadores estejam sempre atentos às formas efetivas de ensino para cada faixa etária.

Dentro desse contexto, a prática do brincar assume uma importância singular, sendo um meio valioso para fomentar o aprendizado de forma lúdica e integrada. É importante salientar, que há um brincar completamente livre que não necessariamente terá fins educativos, mas nosso intuito é salientar a importância de proporcionar às crianças um brincar livre, mas estruturado, alinhado com a proposta pedagógica do Colégio Benjamin Constant.

Diante disso, nesse texto, exploraremos em maior profundidade o que significa a atividade livre na Educação Infantil, quais são os objetivos subjacentes ao brincar livre e, de maneira mais detalhada, abordaremos sete benefícios específicos que emergem desse contexto educacional.

educacao infantil cta

O que é a atividade livre na Educação Infantil?

A atividade livre na Educação Infantil é um conceito que abraça a ideia de proporcionar às crianças momentos em que elas têm a liberdade de escolher suas próprias atividades, explorando o ambiente ao seu redor com autonomia e iniciativa própria. Diferentemente de atividades mais estruturadas e enrijecidas, o brincar livre não é rigidamente direcionado por adultos, permitindo que as crianças expressem sua criatividade, curiosidade e individualidade.

Esse espaço de liberdade é extremamente importante para o florescimento de habilidades que vão além do acadêmico, abrangendo aspectos motores, sociais e emocionais.

É importante salientar que, o fato de ser livre, não significa que não tenha propósitos definidos pelos professores. A diferença habita na possibilidade de a criança explorar mais livremente sua autonomia a partir de um espaço seguro.

Ensino Infantil: Qual o objetivo do brincar livre?

O objetivo central do brincar livre no Ensino Infantil é promover o desenvolvimento integral da criança. Ao permitir que elas escolham suas atividades, desenvolvem-se a autonomia e a autoexpressão. Nesse contexto, as brincadeiras não são apenas momentos de lazer, mas oportunidades valiosas para a construção de conhecimento, habilidades sociais e emocionais.

É possível que professores do Ensino Infantil direcionam atividades que estejam alinhadas com os métodos pedagógicos do Colégio, especialmente para que as crianças possam explorar gradualmente seu desenvolvimento. O brincar livre, respeita os limites de cada criança, evitando frustrações desnecessárias, ao mesmo tempo que trabalha frustrações pontuais comuns ao brincar, possibilitando autonomia para que a criança se desenvolva e se descubra sozinha nas resoluções dos seus próprios conflitos.

É nesse sentido, portanto, que o brincar livre proporciona uma base sólida para o aprendizado futuro, cultivando um amor pelo aprendizado que transcende as fronteiras da sala de aula.

agendar visita 1

Quais os benefícios do brincar livre?

Como mencionado nos tópicos anteriores, o brincar livre possui uma gama de benefícios para o desenvolvimento integral do aluno. Entende-se por integral, uma série de habilidades que podem ser desenvolvidas, que não se limitam apenas à aprendizagem escolar. É uma maneira de levar para a vida, para o desenvolvimento além da escola, todos os aprendizados obtidos através das brincadeiras.

A seguir, veja as principais áreas desenvolvidas através de um brincar livre e estruturado.

1 - Desenvolvimento Motor

O brincar livre é um campo de treinamento natural para habilidades motoras. Desde correr até manipular objetos, as crianças exercitam tanto habilidades motoras finas quanto grossas, fundamentais para seu desenvolvimento físico.

2 - Desenvolvimento Social

Enquanto brincam livremente, as crianças interagem umas com as outras, estabelecendo relações sociais cruciais. Aprendem a compartilhar, cooperar e a lidar com situações sociais complexas, habilidades essenciais para a vida em sociedade.

3 - Estímulo Cognitivo

A brincadeira livre estimula a mente das crianças de maneiras diversas. Ao criar cenários imaginários, resolver problemas fictícios e experimentar diferentes papéis, elas desenvolvem habilidades cognitivas como pensamento crítico, criatividade e raciocínio abstrato.

4 - Expressão Emocional

Em um ambiente lúdico, as crianças têm a liberdade de expressar uma variedade de emoções. Isso contribui para o desenvolvimento emocional, permitindo que compreendam e lidem com sentimentos complexos de maneira saudável.

5 - Fomento à Curiosidade

O brincar livre, muitas vezes, envolve explorar o ambiente ao redor. Esse processo naturalmente estimula a curiosidade das crianças, promovendo o desejo de aprender e descobrir mais sobre o mundo ao seu redor.

6 - Desenvolvimento da Linguagem

As brincadeiras livres frequentemente envolvem comunicação verbal entre as crianças. Isso não só enriquece o vocabulário, mas também fortalece as habilidades linguísticas, contribuindo para uma comunicação eficaz.

7. - Construção de Resiliência

O brincar livre frequentemente coloca as crianças em situações desafiadoras e desconhecidas. Lidar com esses desafios de maneira lúdica constrói resiliência, ensinando-as a adaptar-se a diferentes circunstâncias e a superar obstáculos.

Conclusão

Em síntese, o brincar livre na educação infantil emerge como um componente essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. Não se trata apenas de uma pausa para diversão, mas sim de um método valioso para cultivar habilidades essenciais que reverberarão ao longo de suas vidas. Ao proporcionar momentos de autonomia e liberdade, o ensino infantil não só contribui para o crescimento individual, mas também para a formação de cidadãos criativos, sociais e resilientes. Investir no brincar livre é, portanto, investir no alicerce de uma sociedade que valoriza o aprendizado contínuo, a criatividade e a capacidade de adaptação.

Não deixe de investir no futuro do seu filho! Entre em contato e agende uma visita!

Turnê pela Alemanha - Herdenchor

Turnê pela Alemanha - Herdenchor

O Colégio tem o imenso prazer de parabenizar o Coral Herdenchor pelas brilhantes apresentações realizadas durante a recente turnê pela Alemanha, que aconteceu de 25 de junho a 12 de julho. Nossos jovens talentos tiveram uma experiência transformadora, repleta de aprendizado, conexões culturais e, claro, muita música!

O Coral Herdenchor começou sua jornada com um workshop na escola de música Léo Brochard, em Berlim, onde interagiram com mais de 90 crianças de quatro coros diferentes, culminando em uma apresentação conjunta. Em seguida, apresentaram-se na igreja St. Clemens, também em Berlim, onde tiveram a grata surpresa de ver a apresentação transmitida ao vivo pelo YouTube pelo próprio padre. Foi emocionante estar na igreja fundada por Kardinal Clemens August Graf von Galen, parente do nosso ex-presidente da Associação Escolar Benjamin Constant, Stefan Graf von Galen.

Depois de um merecido descanso e alguns passeios por Berlim, o grupo partiu para Lünen. Essa turnê proporcionou aos nossos alunos uma rica experiência cultural, repleta de aprendizado e música. Em 10 de julho, o grupo fez uma caminhada no belíssimo Schwarzwald até a "Berghütte", onde saborearam um maravilhoso Flamkuchen. Em seguida, seguiram para München, com uma parada em Metzingen. A excursão ao Castelo Neuschwanstein foi fantástica.

Finalizaram o programa oficial "Herdenchor na Alemanha" com um belíssimo passeio para Zugspitze, o ponto mais alto da Alemanha. Foi uma experiência incrível e segura, onde até brincaram na neve. O coro também teve a oportunidade de cantar na pequena capela do local.

Gostaríamos de dar um grande PARABÉNS a todos os envolvidos nesta viagem:

* Regentes Ângela Salem e Leonardo Camargos: pelo excelente trabalho realizado com muita qualidade, devoção e amor.
* Integrantes do Herdenchor: pelo empenho, união e desenvoltura, unindo suas vozes e composições para se tornarem um grupo extraordinário.
* Pais e responsáveis dos alunos: pelo apoio e confiança depositados.
* Monitores responsáveis na viagem (Presidente Peter Neufeld, Cecília Neufeld e Magda von Galen): por cuidarem de tantos detalhes importantes durante a viagem.

Foi um programa muito intenso e proveitoso, com apresentações oficiais e espontâneas que ficarão marcadas em nossa memória, gerando muitas risadas e alegrias. As cidades visitadas, monumentos, atrações turísticas, comidas, bebidas e souvenirs complementaram a experiência. A música é uma linguagem universal, poderosa e cativante, e cada um pôde constatar isso nessa viagem.

  • PHOTO 2024 06 26 13 40 12

  • PHOTO 2024 06 26 13 40 121

  • PHOTO 2024 06 27 09 28 12

  • PHOTO 2024 06 27 09 28 121

  • PHOTO 2024 06 30 19 37 37

  • PHOTO 2024 06 30 19 38 17

  • PHOTO 2024 06 30 19 38 18

  • PHOTO 2024 06 30 19 38 19

  • PHOTO 2024 06 30 19 38 171

  • PHOTO 2024 06 30 19 38 181

  • PHOTO 2024 06 30 19 38 191

  • PHOTO 2024 07 01 10 36 08

  • PHOTO 2024 07 02 10 13 14

  • PHOTO 2024 07 02 10 13 15

  • PHOTO 2024 07 02 10 13 151

  • PHOTO 2024 07 02 10 13 152

  • PHOTO 2024 07 03 09 29 30

  • PHOTO 2024 07 03 09 29 301

  • PHOTO 2024 07 04 11 23 36

  • PHOTO 2024 07 04 11 23 361

  • PHOTO 2024 07 05 08 32 32

  • PHOTO 2024 07 05 08 32 33

  • PHOTO 2024 07 05 08 32 331

  • PHOTO 2024 07 10 12 44 52

  • PHOTO 2024 07 10 12 44 53

  • PHOTO 2024 07 10 12 44 54

  • PHOTO 2024 07 10 12 44 521

  • PHOTO 2024 07 10 12 44 531

  • PHOTO 2024 07 10 12 44 533

  • PHOTO 2024 07 10 12 45 17

  • PHOTO 2024 07 10 12 45 18

  • PHOTO 2024 07 10 12 45 19

  • PHOTO 2024 07 10 12 45 20

  • PHOTO 2024 07 10 12 45 171

  • PHOTO 2024 07 10 12 45 172

  • PHOTO 2024 07 10 12 45 173

  • PHOTO 2024 07 10 12 45 181

  • PHOTO 2024 07 10 12 45 182

  • PHOTO 2024 07 10 12 45 183

  • PHOTO 2024 07 10 12 45 191

  • PHOTO 2024 07 10 12 45 192

  • PHOTO 2024 07 10 12 45 193

Projeto Profissões - Período Complementar

Projeto Profissões - Período Complementar


Durante o mês de junho, os alunos dos 1ºs e 2ºs anos do período complementar desenvolveram o Projeto Profissões.

Conforme os pequenos vão crescendo e compreendendo o mundo à sua volta, eles passam a imitar os gestos e ações dos adultos. Seja nas brincadeiras ou na forma de se portar, faz parte do processo de aprendizagem copiar aquilo que se vê e vive. Com o universo do trabalho e das profissões, isso não seria diferente.

Assim que as crianças se dão conta da existência dos diferentes ofícios e profissões, elas passam a inserir essa percepção em suas atividades recreativas. Isso leva os pequenos a reproduzirem os afazeres de um determinado profissional em suas brincadeiras: um exemplo é quando brincam de escolinha e imitam sua própria professora.

Por mais distante que o universo do trabalho esteja dos pequenos, e que eles ainda tenham muitas coisas para descobrir e aprender até escolher a profissão que irão seguir na vida adulta, falar dos tipos de ocupação com as crianças é de extrema importância para a formação e vai ajudá-los a entender melhor a sociedade em que estão inseridos.

Os alunos, orientados pelas professoras responsáveis, tiveram conhecimento da diversidade de profissões, da construção sobre o mercado de trabalho e das competências necessárias para o desenvolvimento profissional.

Alguns profissionais da escola foram entrevistados pelos próprios alunos, que explicaram sobre suas ocupações e funções no dia a dia de trabalho.

Por meio deste projeto, os alunos compreenderam como as diferentes profissões contribuem para a sociedade, permitindo identificar e entender qual será a escolha que desejam fazer para o futuro.

Foi um projeto enriquecedor e de bastante aprendizado.

  • 1

  • 3

  • 5

  • 6

  • 8

  • 13

  • 14

Jogos Olímpicos 2024

Jogos Olímpicos 2024


Alunos dos 1ºs e 2ºs anos mergulham no universo Olímpico: aprendizado e prática de modalidades. A Olimpíada 2024 foi tema abordado em sala de aula. Sua origem, os símbolos que a representam e onde será sediada - França - também fizeram parte deste conhecimento de mundo. Neste estudo, a valorização, o trabalho em equipe, a solidariedade, a fraternidade e a união dos povos com suas diferenças também foram exploradas. Os alunos adoraram conhecer as mascotes Phryges, que simbolizam a liberdade.

Para finalizar o estudo, as professoras de Educação Física e de Natação proporcionaram em suas aulas duas modalidades olímpicas: atletismo e revezamento crawl. Como participação, os alunos receberam uma medalha de Honra ao Mérito.

Parabéns aos nossos alunos que participaram com grande entusiasmo de todas as atividades proporcionadas. Que venham os Jogos Olímpicos – 2024! 🏅

  • 1

  • 3

  • 5

  • 12

  • 13

  • 14

  • 15

  • 16

  • 17

  • 20

Clínica de Futsal

Clínica de Futsal


Entre os dias 1 e 5 de julho, nossos alunos dos 2ºs aos 7ºs anos participam da Clínica de Futsal, que tem como objetivo integrar, ensinar e promover o hábito do esporte na rotina das crianças, através de treinamentos técnicos, táticos e recreativos.

Contamos com a presença dos profissionais:

Prof. Aleirton (Técnico de Futsal Sub-12 do Corinthians)
Prof. Marco Antônio (Técnico de Futsal Sub-6 e 7 do Palmeiras)
Prof. Márcio Toni (Técnico de Futsal Sub-9 e 10 do São Paulo)
Prof. Fábio Ornelas (Professor de Educação Física)
Prof. Claudemir (Técnico de Futsal Sub-16 do Corinthians)

Confira as fotos desses momentos de aprendizado e diversão!

  • 2

  • 4

  • Whats App Image 2024 07 01 At 20 48 23 3

  • Whats App Image 2024 07 01 At 20 48 26 2

  • Whats App Image 2024 07 01 At 20 48 26

  • Whats App Image 2024 07 01 At 20 48 28 1

Venha fazer parte da família

Benjamin Constant

Aprender a ser, este é o nosso jeito de ensinar.