Skip to main content

Atividade de Guirlandas

Atividade de Guirlandas

“A evolução da criança ocorre pela conscientização dela em relação ao seu corpo como uma unidade essencial para o desenvolvimento da esfera mental, afetiva e motora. O corpo é a forma como a criança se comunica com o meio, com o social” – Julian Ajuriaguerra.

Os alunos dos 1os anos do Ensino Fundamental estão sendo preparados para a escrita.

De uma maneira simples, divertida e prazerosa, os alunos fizeram um exercício de desenho com guirlandas, desenvolvido pelo psiquiatra francês, Julian de Ajuriaguerra. A atividade auxilia a criança no desenvolvimento de sua coordenação motora e consciência do corpo.

Confira o vídeo das crianças com a “mão na massa”!

Visita do Coelho na Educação Infantil

Visita do Coelho na Educação Infantil

No dia 06 de abril, os alunos ficaram animados em receber a visita do Coelhinho da Páscoa!

Com muito entusiasmo procuraram os seus presentes, participando de uma caça ao tesouro, que foi pensada e realizada com o objetivo de estimular a imaginação infantil e a interação, fazendo com que as crianças participassem brincando, assimilando o significado da tradição proposto pelo tema.

Ao final da nossa brincadeira, aproveitaram para tirar uma foto com o Coelhinho!

Desejamos a todos uma Feliz Páscoa!
Frohe Ostern!
Happy Easter!

#ColégioBenjaminConstant #SouBenjaSouParte #EducaçãoInfantil #Páscoa #FroheOstern
Ver tradução

Veja o álbum de fotos completo!

Produção e Apresentação de Sonetos

Produção e Apresentação de Sonetos

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio, sob a supervisão e orientação da professora de História, Taís Baltieri, realizaram um trabalho de pesquisa, apresentação e produção de sonetos. 

O trabalho ocorreu durante o mês de março e o tema pesquisado foi sobre a formação dos Estados Nacionais europeus na transição da Idade Média para a Idade Moderna, ou seja, a construção de Portugal, Espanha, França e Inglaterra. 

  • Whats App Image 2023 03 30 At 12 47 10 21 11 Zon

  • IMG 1259 2 11 Zon

  • IMG 1260 3 11 Zon

  • IMG 1261 4 11 Zon

  • IMG 1263 6 11 Zon

  • IMG 1264 7 11 Zon

  • IMG 1266 9 11 Zon

  • IMG 1267 10 11 Zon

Aprovados para a 2ª fase da XIX Olimpíada Brasileira de Biologia!

Aprovados para a 2ª fase da XIX Olimpíada Brasileira de Biologia!

É com muita alegria que parabenizamos nossos alunos do Ensino Médio Bruno Sansiviero, Enrico Ricciardi, Enzo Kuhl, Gabriel Schwan, Gabriel Narayan Takimura, Jaime Guedes, Otávio Chiari Sales e Pedro Brasileiro pela aprovação para participação na 2ª fase da XIX Olimpíada Brasileira de Biologia! 


Nosso reconhecimento, também, à Professora Paula Souza pela preparação e incentivo dos alunos. 
O tema deste ano é “Desafios socioambientais na erradicação de doenças: edição vacinas”. 

Osterbaum - A àrvore de páscoa e a pintura de ovos

Osterbaum - A árvore de páscoa e a pintura de ovos

A Páscoa tem um significado muito especial para os alemães, pois além do sentido religioso, ela traz uma época maravilhosa:  o início da primavera.

Costuma-se montar uma árvore de Páscoa com um galho seco, representando o frio do inverno e a madeira da cruz. Esta árvore, então, é enfeitada com ovos de galinha pintados, que representam o renascimento, o despertar de uma nova vida. A vida também é amplamente festejada com os primeiros brotos de flores e o derreter do gelo na primavera.

Esta linda tradição é transmitida aos nossos alunos no Colégio Benjamin, onde as crianças pintam ovos de galinha esvaziados com diversas técnicas de pintura, para depois pendurá-los na árvore de Páscoa (Osterbaum).

Nas semanas que antecedem a Páscoa, os alunos da Educação Infantil, dos primeiros e segundos anos entram no clima de emoção que envolve essa época, com lindas canções e imagens de ovos coloridos, coelhinhos e flores.

A pintura dos ovos é uma atividade muito envolvente, pois cada criança se surpreende com sua capacidade criativa ao dar cores aos ovos. Os pequenos ficam orgulhosos ao ver seus ovinhos dando um colorido especial a nossa árvore e a nossa escola.

Veja o álbum de fotos completo

  • .

  • .

  • .

  • .

Comemoração Mês das Mulheres

Comemoração Mês das Mulheres

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970. Simboliza a luta histórica das mulheres para terem os mesmos direitos dos homens e respeito, contra o machismo e violência.

Os terceiros anos do ensino fundamental assistiram a uma apresentação explicativa sobre as origens e significados dessa importante data e, posteriormente, realizaram pesquisas e lindos trabalhos em grupo com o objetivo de homenagear, conhecer e divulgar a história de Mulheres Brasileiras que realizaram importantes contribuições para a sociedade. A valorização da mulher e o respeito foram fortemente enfatizados nesse projeto.

Os quartos anos iniciaram as atividades do Projeto “Todo dia é dia da mulher” com uma conversa sobre a história desse dia, as conquistas sociais, econômicas, políticas e culturais das mulheres. Num segundo momento, cada criança escolheu uma mulher do seu convívio para homenagear com a produção de um acróstico carinhoso e a elaboração de frases formando um Jornal da Turma que foi entregue no dia 8/3. As atividades sobre esse assunto continuarão ao longo do ano, no momento estamos realizando a pesquisa sobre mulheres que fizeram história e em breve teremos novidades.

Os quintos anos receberam uma apostila que conta a história das lutas femininas e das suas conquistas. Para iniciar, os alunos ouviram a música Maria, Maria de Milton Nascimento e Fernando Brandt e desenharam essa mulher forte retratada na canção. Posteriormente, continuarão conhecendo mais mulheres importantes da realidade brasileira.

Além disso, os alunos ainda farão uma pesquisa sobre mulheres que os inspiram para a confecção de cartazes. 

  • .

  • .

  • .

  • .

  • .

  • .

  • .

  • .

Trabalhos sobre Arte Contemporânea

Trabalhos sobre Arte Contemporânea

Ao trabalhar com a Arte Contemporânea, os alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental puderam perceber o quanto a arte está vinculada ao que acontece no mundo e às inquietações da sociedade. Podemos comparar com um espelho. Para compreender a arte contemporânea, é preciso entender o contexto, buscando situá-la nas questões mais amplas que envolvem o mundo em que ela se apresenta.

Utilizando-se da técnica do ready-made, durante as aulas de arte com a professora Graziela Maeda, os alunos transformaram objetos do cotidiano em arte conceitual, atividade que propiciou aos alunos o desenvolvimento da criatividade, o quociente que mais tem sido levado em conta nos dias atuais, já se fazia necessário no mundo das artes a quase um século.

Confira os vídeos abaixo das apresentações:

Venha fazer parte da família

Benjamin Constant

Aprender a ser, este é o nosso jeito de ensinar.