O conhecimento da cultura dos países de língua alemã é parte importante do processo de aprendizado do alemão como língua estrangeira.

Nas aulas de alemão do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Benjamin Constant, as crianças conheceram a história de Sankt Martin, um soldado romano que, em uma noite gelada, dividiu seu manto com a espada e o deu a um mendigo. Os alunos assistiram a vídeos sobre a história desse personagem e aprenderam músicas tradicionais. O ponto alto foi a confecção das lanternas e a apresentação das músicas aprendidas em aula.

Na Alemanha, a tradição é celebrada como a simbolização do amor ao próximo. As crianças confeccionam lanternas e desfilam pela cidade ou pela escola.