Em 1620 um grupo de ingleses, conhecidos como pilgrims, saiu em um navio chamado Mayflower em busca de uma vida nova no continente americano. Após uma longa viagem, chegaram à América em meio a um rigoroso inverno e, com poucos recursos para sobreviverem, muitos pilgrims ficaram doentes.

Na chegada da primavera, o grupo iniciou a plantação, mas infelizmente nada parecia brotar naquelas terras. Até que tiveram a sorte de conhecer um grupo de native Americans que os ensinou alguns segredos no plantio e, ao fim do outono, tiveram uma colheita abundante.
Para agradecer a Deus por todo o alimento que haviam colhido, os pilgrims resolveram fazer um banquete e convidaram os native Americans para participarem. Esse foi o primeiro jantar de Thanksgiving.

Desde então, toda a 4ª quinta-feira do mês de novembro, os americanos reúnem família e amigos em volta de uma mesa farta para agradecerem todas as coisas boas do ano: alimento, saúde, moradia, emprego entre outros.
Com o intuito de conhecer um pouco dessa festividade e cultura norte-americana, os alunos dos 1os e 2os anos do Ensino Fundamental ouviram a uma história sobre gratidão e solidariedade “Bear says thanks” e foram convidados a desenharem coisas pelas quais sentem gratidão.