Atividades da Semana da Língua Alemã

De 12 a 19 de abril, o Colégio Benjamin Constant participou da 7ª edição da Semana da Língua Alemã, organizada pelas embaixadas da Alemanha, Bélgica, Áustria, Luxemburgo e Suíça

A equipe Daf (Deutsch als Fremdsprache) do Benja promoveu diversos eventos como worskshop de culinária, que realizou a deliciosa receita de Streuselkuchen de maçã e de banana, três dias de cardápio especial com comida típica na cantina, visita de ex-alunos, palestras informativas, narração de histórias, concursos de leitura e soletrar, e muito mais.

O que o alemão tem de tão especial?

Aproximadamente de 130 milhões de pessoas no mundo falam alemão como língua materna ou segunda língua, e aqui no Brasil o idioma também é amplamente difundido.

Confira abaixo as fotos das atividades!

Concurso de Soletrar

• 1

• 8

• 9

• 10

• 11

Durante a Semana da Língua Alemã, os alunos dos 3ºs e 6ºs anos do Ensino Fundamental participaram de um Concurso de Soletrar – “Buchstabierwettbewerb”. Os alunos dos 3ºs anos treinaram o alfabeto e soletraram palavras conhecidas com muita dedicação. Os alunos dos 6ºs anos receberam o desafio de soletrar diversas palavras sem ler. A cada etapa da competição, as palavras ficavam mais difíceis. Na rodada final, os primeiros colocados foram premiados. Esta atividade teve como objetivo desafiar os alunos em seus conhecimentos de ortografia e concentração durante o jogo, prepará-los para novos desafios e novos aprendizados, além de incentivar o aprendizado da língua alemã. Parabéns aos participantes!

Troca de Cartas em Alemão

• Cil

Concurso de Leitura

• 8

• 9

• 10

• 11

• 12

• 13

Os alunos dos 7ºs aos 9ºs anos do Ensino Fundamental participaram do Concurso de Leitura. Os alunos fizeram a leitura de diversos textos em alemão, no quais foram escolhidos pela Coordenadora de Alemão Raquel Fernandes.

Para essa apresentação, foi formada uma banca avaliadora, composta por: Magda Von Galen, Peter Neufeuld e Lars Ratto (ex diretora, presidente e aluno do Ensino Médio), que observaram os seguintes critérios: fluência da leitura, ritmo e expressividade.

A cada etapa da competição, textos ficavam mais difíceis. Na rodada final, os primeiros colocados foram premiados.

Parabéns aos participantes!

Painel de corações com frases gern, aber nicht gern

• 2

Visita da bibliotecária do Goethe

• 2

Contação de Histórias - 2ºs anos

Encerramento Semana da Lingua Alemã

Informações e cultura sobre a Alemanha para os alunos novos de 2023 dos 6os anos

Para encerrarmos a Semana de Língua Alemã os alunos novos de 2023 dos 6os anos participaram de estações com informações e tarefas sobre Alemanha, sob orientação da professora de Alemão Frau Fischer. No rol das atividades foram oferecidas: puzzle do mapa da Alemanha, quiz com perguntas de conhecimentos gerais, jogo da memória com o nome e brasão de cada estado alemão, competição de perguntas e respostas.

Aos alunos foram transmitidas informações e cultura sobre a Alemanha, um dos objetivos propostos para essa semana.